Whatsapp
Portal Ciesp > Departamentos > Segurança

Segurança

Notícias

Reunião do Conselho Diretor do CIESP Campinas debate situação de aeroporto, energia livre e comércio exterior16/10/2023arquivo sem legenda ou nome
















No dia 10 de outubro, o Conselho Diretor do CIESP Campinas se reuniu para debater as pautas mais recentes levantadas pelos membros. O diretor titular da regional, José Henrique Toledo Corrêa, informou os presentes sobre as últimas novidades da Coalizão do governo estadual, iniciativa que discute com o empresariado e com o poder público estratégias para desenvolver as regiões do estado, incentivando o empreendedorismo e fortalecimento da cadeia produtiva.

O CEO da Aeroportos Brasil Viracopos, Gustavo Müssnich, trouxe uma atualização sobre as perspectivas sobre o futuro do aeroporto em relação à concessão e indicou que a situação deve se normalizar até o início de 2024. Ele também afirmou que há uma expectativa para novos investimentos no aeroporto, considerado um eixo de desenvolvimento na cidade de Campinas. No ano de 2022, o aeroporto de Viracopos bateu recorde de passageiros e de carga (importação e exportação), transportando 460 mil toneladas. Em relação à 2023, o CEO disse que é esperado o número de 13 milhões de pessoas embarcando e desembarcando no aeroporto até o final do ano.

Em seguida, o gerente regional da SICOOB, Marcos Albieri, apresentou a parceria estabelecida entre UNICOOB e CIESP/FIESP, que funciona como cooperativa de crédito. Entre o que está incluso no convênio, estão linhas de crédito, consórcios, seguros e produtos. Já entre os benefícios estão: metodologia e zoneamento, adesão da cooperativa e esteiras especiais, por exemplo.

O diretor de Infraestrutura do CIESP Campinas, Sergio Souza, apresentou aos presentes um panorama sobre o novo cenário energético brasileiro, abordando a abertura do mercado livre de energia. Dentre as vantagens de se migrar para este mercado, estão a economia nos custos de energia elétrica para a empresa (até 30%), previsibilidade, rastreabilidade, taxa zero e certificado de energia verde. Além disso, foram apresentados os diversos modelos de contratação do mercado.

No encerramento da reunião, o diretor do departamento de comércio exterior do CIESP Campinas, Anselmo Riso, apresentou os últimos dados referentes à importação e exportação no Brasil, considerando os mais recentes conflitos no oriente médio. Os participantes puderam fazer perguntas aos colegas ao final de cada apresentação.
Compartilhar: