Whatsapp
Portal Ciesp > Departamentos > Comércio Exterior

Comércio Exterior

Notícias

Reunião Mensal do Departamento de Comércio Exterior traz atualizações do setor e palestra sobre acordos internacionais24/08/2022Reunião Comex -16-08-2022




















O Departamento de Comércio Exterior do CIESP Campinas promoveu, na manhã de 16 de agosto, a reunião mensal realizada virtualmente. Anselmo Riso, Diretor de Comércio Exterior do CIESP Campinas conduziu a sessão, que contou com uma análise da Legislação Aduaneira feita pelo Advogado Aduaneiro Alan Murca, na sequência, uma exposição sobre os impactos das restrições e saída de dólar pela Argentina, do Diretor Adjunto de Comércio Exterior, Marcos Eugênio e, por fim, uma palestra sobre a Evolução dos Acordos Internacionais e sua Importância para o Brasil, ministrada pelo Coordenador de Relações Internacionais do Derex da FIESP, Vinícius Santos.

As reuniões promovidas pelo Departamento trazem temas do dia a dia dos colaboradores de Comércio Exterior. Na ocasião, o destaque foi a palestra sobre acordos internacionais. Durante a fala, o palestrante pontuou quais os tipos de acordos internacionais possíveis, destacando as vantagens e desvantagens de cada um deles. Esclareceu, principalmente, como esses acordos podem proporcionar boas oportunidades para os negócios das empresas cujos representantes estavam presentes. “As coisas mudam o tempo todo, as regras do jogo. Entrar em um acordo de livre comércio é a possibilidade de congelar essas regras e assim ter uma base estável para se apoiar, sem correr o risco de piora no tratamento”, ressaltou Santos.

Conforme explica o Coordenador, seria vantajoso para os países do Mercosul participarem de uma série de acordos, assim como o México. Voltando um pouco no tempo, ele destacou que muitos acordos feitos pelo Brasil foram influenciados por posicionamentos políticos, embora esse não fosse o ideal. “Precisamos negociar com quem faz sentido, porque governos e ideologias mudam. Hoje em dia somos mais pragmáticos”, informou, sobre o presente posicionamento nacional.

“Nossas alíquotas de importação são muito altas, então assinar acordos com o Brasil pode ser bem vantajoso”, lembrou Santos. Foram citados os países com os quais o país está negociando acordos de livre comércio: Canadá, México, Coreia do Sul, Líbano e Indonésia. “Temos pedido mais transparência para o governo sobre os textos das negociações”, disse a respeito do trabalho que tem sido realizado pela FIESP.

Também foram apresentados os países e blocos econômicos com os quais o Brasil tem mantido diálogos exploratórios, a intenção de realizar acordos: América Central e Caribe, Aliança do Pacífico, Vietnã, além do Reino Unido, Japão e Estados Unidos. Já com os que o foram finalizadas as negociações, mas o acordo ainda não está em vigor são: a União Europeia, Associação Europeia de Livre Comércio e Cingapura.

Outras negociações importantes para o Brasil são o ingresso à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC). Para fazer parte da OCDE, segundo Santos, o país ainda precisa se adequar a um conjunto de normas, que têm sido pauta de seminários e outros eventos da FIESP. Já a reforma da OMC é interessante pois estabelece regras de comercialização entre os países, deixando o Brasil em uma situação segura diante dos mais desenvolvidos.

Para concluir a palestra, Vinícius Santos apresentou o cenário mundial atual que teria, de acordo com ele, a tendência de um olhar para o a produção e mercado internos e a perda do apetite pelos acordos internacionais. Além disso, a confluência da agenda geopolítica e de segurança com a agenda de comércio internacional, e a transição energética e de “protecionismo ambiental” acentuada pela guerra na Ucrânia e pandemia. Após o encerramento, os participantes tiveram um tempo para fazer perguntas e tirar dúvidas.
 
Compartilhar: