Whatsapp
Portal Ciesp > Departamentos > Comércio Exterior

Comércio Exterior

Comércio Exterior

Pesquisas


arquivo sem legenda ou nome 
 
SONDAGEM SOBRE OS IMPACTOS DA OPERAÇÃO-PADRÃO DA RECEITA FEDERAL
 
A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp, respectivamente) têm acompanhado com atenção os impactos da operação-padrão dos servidores da Receita Federal sobre as operações de comércio exterior. 

A operação, que foi aprovada em 23 de dezembro de 2021 pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), possui abrangência nacional e consiste em uma fiscalização mais morosa que tende a afetar o fluxo das importações e exportações brasileiras.

No âmbito desse acompanhamento, a Fiesp e o Ciesp encaminham o presente questionário com o objetivo de mensurar o impacto desta mobilização sobre os fluxos comerciais. Caso a entidade ou a empresa já tenha respondido ao questionário anteriormente, solicitamos novo preenchimento apenas se houver ocorrido mudanças.
 
ACESSE AQUI O QUESTIONÁRIO
 
 

Com vistas a tornar o mapeamento mais preciso, recomendamos que o questionário seja respondido por um representante que possua afinidade com o tema de comércio exterior/comércio internacional. Reiteramos, ainda, a importância do pronto preenchimento do questionário para que possamos dar continuidade ao monitoramento da situação e às gestões técnicas com o governo federal.

Caso haja a necessidade de qualquer esclarecimento adicional, a equipe de Defesa Comercial do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp está à disposição por meio do e-mail defesacomercial@fiesp.com.br ou pelo telefone (11) 3549-4215/4437/4483.

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)