Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Confira como foi o evento Mock Trial de Arbitragem de Campinas: Oportunidade para Jovens Arbitralistas

Noticías

Confira como foi o evento Mock Trial de Arbitragem de Campinas: Oportunidade para Jovens Arbitralistas12/06/2025arquivo sem legenda ou nome











Nesta segunda-feira, 9 de junho, aconteceu a primeira edição do evento “Mock Trial de Arbitragem” em Campinas, realizado na sede do CIESP Campinas. A iniciativa, que já havia ocorrido anteriormente em São Paulo.

A realização da ação ocorreu através da parceria do Young Members Group (YMG) do CIARB Brazil Branch com o New Voices da Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação CIESP-FIESP.
Valmir Caldana, 1º  vice-diretor e diretor jurídico CIESP Campinas, destacou a importância do evento: "Campinas foi escolhida para interiorizar a atuação da Câmara de Arbitragem do CIESP. É uma forma de mostrar aos jovens advogados e estudantes universitários da região como funciona a resolução de conflitos adotada na Câmara do CIESP-FIESP, inclusive no âmbito internacional."

O evento ocupou todo o dia. Pela manhã, ocorreram palestras ministradas pela Dra. Raïssa Martins Fanton, Dr. Ricardo Piza Di Giovanni e pelo Dr. Bruno Hellmeister. No período da tarde, foi realizada a simulação de uma audiência arbitral, conduzida pelos Drs. Luis Felipe Dalmedico Silveira (FIUS Advogados), André Barabino (TozziniFreire Advogados) e Karin Klempp Franco.
A Dra. Raïssa Fanton compartilhou sua experiência: "Falei sobre a preparação do advogado para audiências de arbitragem, ressaltando a importância da análise das provas, do domínio do processo e da estratégia adotada. Esses temas são fundamentais para buscar a verdade e avaliar a credibilidade das testemunhas."

Já o Dr. Bruno Hellmeister, presidente do New Voices da Câmara de Arbitragem, explicou o propósito do projeto: "Nosso objetivo é capacitar jovens advogados e estudantes de Direito, promovendo a prática da arbitragem e de métodos adequados de resolução de controvérsias. Espero que este seja o primeiro de muitos eventos voltados à formação e à difusão desses métodos."
Lilian Bertolani, secretária de Conciliação e Arbitragem do CIESP/FIESP, também destacou a relevância da iniciativa: "O Mock Trial surge como uma oportunidade para que estudantes e jovens advogados vivenciem, na prática, como funciona uma audiência de arbitragem, desde o que acontece com a testemunha ouvida, como o advogados e o arbitro se comportam. É uma experiência que queremos fomentar cada vez mais.”

 
Compartilhar: