Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Sustentabilidade: reunião traz balanço sobre a COP29 e expectativas para a COP30

Noticías

Sustentabilidade: reunião traz balanço sobre a COP29 e expectativas para a COP3010/02/2025arquivo sem legenda ou nome
No dia 30 de janeiro, o departamento de Sustentabilidade do CIESP Campinas promoveu a prima reunião mensal do ano, em formato online, com a temática “Impactos da COP29 e expectativas para a COP30 no Brasil”. O palestrante convidado foi Danilo Maeda, consultor de sustentabilidade, diretor geral da Beon ESG, jornalista e professor. A reunião foi conduzida pelo diretor do departamento, Luiz Fernando Bueno.

Em relação à COP29, ocorrida no Azerbaijão em 2024, Danilo explicou que foram debatidos temas como a necessidade de se equilibrar produção e consumo, desertificação, biodiversidade, mudanças climáticas, emissão de gases de efeito estufa, entre outros. O assunto financiamento ficou parcialmente resolvido, e deve ser debatido na edição deste ano.

A COP30 ocorrerá no Brasil, em Belém. Segundo Danilo, o evento terá muita relevância na agenda de sustentabilidade e na agenda sociopolítica internacional. A expectativa é que sejam apresentadas estratégias para se lidar os eventos climáticos extremos que estão ocorrendo com cada vez mais frequência, além de ser debatida a implementação do mercado regular de carbono do Brasil. “É a possibilidade de ter o mundo aqui no nosso país, numa capital amazônica, vivenciando um pouco a realidade dos povos da floresta. As questões sociais naturalmente vão emergir, pela posição do Brasil e por todo o simbolismo que é fazer uma COP em Belém”, afirmou.

Danilo também comentou sobre a importância do evento, que une países com o objetivo de serem cumpridas metas e compromissos na redução de impactos ao meio ambiente. Foi explicado o valor das contribuições que os países tem a fazer nas discussões climáticas.

Em relação ao mundo corporativo, se mostra necessário o envolvimento cada vez maior do setor privado, empresas e indústrias no tema sustentabilidade. A implementação do mercado regulado de carbono pode gerar, para alguns setores, alguns custos adicionais. Além disso, está em pauta o papel da tecnologia na redução do impacto das mudanças climáticas e uma transição energética justa e inclusiva, desafio para um país desigual como o Brasil.

Danilo conta que o Brasil é essencial na discussão sobre o tema, já que o país tem uma matriz energética renovável e limpa superior ao restante do mundo. O país pode fomentar a discussão e contribuir com soluções. Para a COP30, também devem entrar em pauta temas como justiça climática e economia circular.

O CIESP Campinas agradece a participação de todos.
 
Compartilhar: