Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Pesquisa de Intenção de Investimento em 2024

Noticías

Pesquisa de Intenção de Investimento em 202417/04/2024Pesquisa FIESP de Intenção de Investimento em 2024
A FIESP divulgou a Pesquisa de Intenção de Investimento em 2024, realizada com 403 empresas industriais de 31 de janeiro a 08 de março de 2024. Os resultados revelam uma melhora na intenção de investir das empresas: 57% das empresas industriais pretendem investir neste ano, mais do que 43% das empresas que pretendiam investir no ano passado. Além disso, as empresas devem ampliar o investimento em relação ao faturamento, de 4,4% em 2023 para 5,1% em 2024. Entre as demais conclusões da pesquisa, vale destacar:
  • Em todos os portes, a proporção de empresas que pretende investir em 2024 é maior do que em 2023: 78% das grandes, 60% das médias e 43% das pequenas empresas pretendem investir em 2024.
     
    Todos os portes de empresas pretendem ampliar o investimento em relação ao faturamento em 2024, sendo que o aumento do investimento total em relação ao faturamento decorre principalmente do crescimento do investimento em máquinas, equipamentos e instalações.
     
    Os recursos dos investimentos serão provenientes prioritariamente de fontes próprias. Há, contudo, expectativa de reduzir a parcela de recursos próprios e praticamente triplicar a parcela dos investimentos com recursos provenientes de linhas com recursos públicos, como BNDES, em máquinas e equipamentos, inovação e P&D.
     
    As principais necessidades de investimento das pequenas e médias empresas são a substituição de máquinas e equipamentos obsoletos, seguida por inovação em processos e reformas nas instalações, em sintonia com seu principal objetivo do investimento que é o aumento da produtividade.
     
    Já entre as grandes empresas predomina a estratégia de expansão de mercado, corroborada pelas principais necessidades apontadas por elas de aumentar a planta industrial, inovar em processos e adquirir máquinas e equipamentos para ampliação da capacidade.
     
    A elevada carga tributária e a baixa taxa de crescimento da economia são apontadas como os principais limitantes ao investimento. Para as pequenas empresas, porém, a dificuldade de acesso a linhas do BNDES pelo sistema bancário é tão relevante quanto a carga tributária.
Compartilhar: