Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Reunião mensal Comércio Exterior: Perspectivas da Zona Secundária em 2024

Noticías

Reunião mensal Comércio Exterior: Perspectivas da Zona Secundária em 202415/04/2024arquivo sem legenda ou nome






















Em 10 de abril, ocorreu a reunião mensal do Departamento de Comércio Exterior do CIESP Campinas. O diretor adjunto de comércio exterior da entidade, Marcos Eugênio, foi responsável pela abertura do evento e por apresentar um panorama de comércio exterior. A gerente do departamento, Márcia Molinari, mediou a reunião.

O advogado aduaneiro, Alan Murça, trouxe as principais legislações do período compreendido entre fevereiro e abril de 2024. Foram apresentados os atos publicados, Instruções Normativas, portarias, projetos de lei e relatórios, como o 3° Relatório de Atividades do Grupo de Inteligência de Comércio Exterior (GI-CEX), que evidencia os resultados dos trabalhos do grupo.

O vice-presidente do SINDASP, Rogério Grecchi, abordou as últimas atualizações sobre a crise no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e comentou sobre o evento do Procomex, que ocorreu em 13 e 14 de março.

A palestra principal da manhã ficou por conta do gerente de Governança e Relações Internacionais da empresa Libraport Campinas, Clayton Rodrigues, e teve como temática as perspectivas da Zona Secundária em 2024, explicadas como: extensão dos portos, aeroportos e fronteiras alfandegadas (zonas primárias); localização estratégica perto das zonas industriais, canais de distribuição e auto estradas, unidades em várias regiões do Brasil e mais de 60 Recintos Alfandegados de zona secundária em todo o país.

Algumas das vantagens são o descongestionamento da Zona Primária, redução de custos e facilidade de acesso e proximidade ao destino final da carga, enquanto os desafios enfrentados são a operacionalização de remessa expressa, e-commerce e a equiparação de CLIA’s aos Portos Secos.

Também foram constatadas evoluções na Zona Secundária, sando elas trânsito aduaneiro simplificado (dispensa do lacre e integridade), verificação de mercadorias de forma remota pelo sistema CONFERE, operações aos finais de semana e feriados e terceiro turno. Ainda há avanços em discussão: a dispensa de Etapas ROAD-23, TRAM, sinergia com o MAPA e benefícios via Fórum Consultivo OEA.

O CIESP Campinas agradece a presença e a participação de todos.
Compartilhar: