Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Primeira Reunião do Conselho Diretor do CIESP Campinas aborda clima, legislações e política industrial

Noticías

Primeira Reunião do Conselho Diretor do CIESP Campinas aborda clima, legislações e política industrial03/04/2024arquivo sem legenda ou nome
















No dia 27 de março, ocorreu, de forma online, a Reunião do Conselho Diretor do CIESP Campinas. Iniciando as pautas abordadas, a gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS) da FIESP, Anícia Pio, explicou de que forma as mudanças climáticas impactam o setor industrial. Segundo Anícia, a variação de temperaturas e os atuais fenômenos climáticos afetam o consumo de água e energia nas indústrias, aumentando a demanda. Porém, a oferta de energia irá reduzir cerca de 40% nos próximos meses, o que faz com que o preço suba. Em seguida, o 1º vice diretor do CIESP Campinas, Valmir Caldana, contextualizou a reforma tributária e os principais desafios na migração aos novos modelos de tributação do consumo, incluindo abordagens sobre o Custo Brasil.

O coordenador trabalhista do Departamento Jurídico do CIESP Campinas, Roberto Bandiera Junior, explicou o funcionamento da Lei de Igualdade Salarial entre Homens e Mulheres (regulamentada pelo Decreto 11.795/2023), que determina que empresas com cem ou mais empregados devem elaborar e divulgar relatórios semestrais de transparência salarial, com o objetivo de identificar e corrigir discrepâncias salariais entre gêneros – e a relação dessa lei com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para empresas.

A última pauta da reunião ficou por conta do especialista em Competitividade e Tecnologia DECOMTEC/FIESP, Fernando Pelai, que apresentou a importância de Políticas Industriais no Governo Federal. Ele explicou que políticas industriais são aplicações de instrumentos de política pública dos mais diversos tipos, para desenvolver a competitividade interna dos países em áreas estratégicas. Para o Brasil, essa política é importante para se acompanhar a reconfiguração das atividades produtivas mundiais diante do avanço da tecnologia.
 
 
 
Compartilhar: