Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > CIESP Campinas ministra curso sobre Certificação de Origem a empresas em parceria com regionais Franca e Jaú

Noticías

CIESP Campinas ministra curso sobre Certificação de Origem a empresas em parceria com regionais Franca e Jaú02/04/2024Por CIESP Campinas
 
arquivo sem legenda ou nome
















Em 26 de março, a gerente de comércio exterior do CIESP Campinas, Márcia Molinari, ministrou um curso online inédito para treze empresas associadas às regionais do CIESP de Franca e Jaú. Intitulado “Curso Operacional de Certificação de Origem - visão prática”, o curso foi destinado a profissionais iniciantes na área de comércio exterior ou que desejam conhecer, em linhas gerais, o contexto. O material foi fruto de uma parceria entre o CIESP Campinas com as regionais do CIESP Franca e CIESP Jaú.
 
Dentre os objetivos do conteúdo, compuseram explicações sobre: quem é quem no processo de certificação de origem; acordos vigentes e particularidades básicas, apresentar conceitos sobre processos de certificação de origem (importância, responsabilidades e penalidades) e preenchimento de documentos que envolvem o processo e suas implicações.
 
Em sua estreia, o modelo didático foi muito bem-sucedido, envolvendo o compartilhamento de ações entre o CIESP Campinas e as empresas de Franca e Jaú, que puderam ampliar o entendimento sobre a importância do processo de certificação de origem. Karen Amaral, profissional da empresa Citróleo Indústria e Comércio, associada ao CIESP Jaú, afirmou ter absorvido os aspectos técnicos da certificação e obtido uma visão mais ampla das implicações comerciais e legais. “Fiquei realmente impressionada com o rigor e a profundidade do conteúdo oferecido no curso. A abordagem prática aliada aos recursos interativos tornou a aprendizagem cativante e altamente eficaz. Sem dúvida, recomendo este curso a todos que desejam aprimorar seu conhecimento neste campo crucial para o comércio internacional”.
 
Já Camila Silva, analista documental da empresa Other Land (Intercargo) – associada ao CIESP Franca – julgou o curso como de suma importância. “Nos agregou muito conhecimento, principalmente por ter sido ministrado por uma pessoa que tem muito conhecimento e já trabalhou na área de exportação, uma área maravilhosa, porém muito complexa. Tenho certeza que todos os participantes conseguiram atingir seus objetivos”, constatou.
 
O CIESP Campinas mantém as portas abertas para mais empresas associadas ao CIESP que se interessarem pelo curso, e agradece a assertiva parceria com os CIESP’s de Franca e Jaú, e a participação das empresas nessa primeira edição.
Compartilhar: