Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Prefeitura apresenta Plano Local de Ações Climáticas em reunião do CIESP Campinas

Noticías

Prefeitura apresenta Plano Local de Ações Climáticas em reunião do CIESP Campinas15/03/2024arquivo sem legenda ou nome
















Em 13 de março, o Departamento de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (DMASET) do CIESP Campinas promoveu uma reunião online que teve como foco a apresentação do Plano Local de Ações Climáticas (PLAC) da Prefeitura Municipal de Campinas.

Stefan Rohr, 2° vice-diretor do CIESP Campinas e diretor do DMASET, e Valmir Caldana, 1° vice-diretor da regional, fizeram a abertura do evento, juntamente com o Secretário Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade da prefeitura, Rogério Menezes.

No início da reunião, o representante do CIESP Campinas na CT-Indústria e coordenador do DMASET, Jorge Mercanti, apresentou os efeitos do clima na disponibilidade hídrica e nas atividades industriais na região de Campinas. Ele falou sobre mudanças climáticas na região das bacias PCJ, e classificou como efeitos alguns pontos, como: redução sazonal da disponibilidade hídrica, prejuízos por inundação e dificuldades relacionadas à seca.

A diretora do departamento de Mitigação e Adaptação Climática (DMAC) da SECLIMAS, Ângela Guirão, apresentou o funcionamento do PLAC, Plano Local de Ação Climática de Campinas, que consiste em um documento de ações voltadas à mitigação de emissões de gases de efeito estufa e aumento da resiliência da cidade frente aos impactos da mudança do clima. O plano irá estabelecer metas e compromissos envolvendo instituições públicas, privadas, sociedade civil e academia.

Para a indústria, o plano estabelece a elaboração de um estudo de viabilidade de incentivos monetários e não monetários para o setor produtivo, visando a redução de missões oriundas de processos e atividades de transporte. Na reunião, os industriais puderam dialogar com a prefeitura sobre sugestões e possíveis ações conjuntas entre governo e setor industrial.
Compartilhar: