Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Parceria entre CIESP Campinas e Sense Inteligência Financeira promove palestra sobre perspectivas econômicas

Noticías

Parceria entre CIESP Campinas e Sense Inteligência Financeira promove palestra sobre perspectivas econômicas 05/03/2024arquivo sem legenda ou nome
















Em 28 de fevereiro, o CIESP Campinas promoveu uma palestra online com a temática “Perspectivas Econômicas para 2024 - Brasil e Mundo”, ministrada pelo especialista em gestão financeira empresarial Danilo Fedel, que tem experiência de mais de 10 anos na área.

O objetivo da palestra foi abordar de que forma o atual clima econômico observado no Brasil e no mundo pode influenciar os desafios e oportunidades no mundo dos negócios. Foi feita uma análise da situação econômica brasileira (detalhando aspectos como indústria, inflação, PIB, câmbio, desemprego e estruturação tributária) e também uma análise da economia global.

Segundo Danilo, a visão geral do clima econômico atual brasileiro e mundial, alinhado aos principais eventos econômicos recentes, revelam um cenário que indica cautela e ajustes para 2024. Foi observada desaceleração econômica em todo o mundo, causada por fatores como altas taxas de juros, escalada de conflitos, comércio internacional lento e desastres climáticos crescentes. O crescimento global em 2024 está projetado em 3,1%, indicando estabilidade.

Em relação ao Brasil, a economia nacional projeta um crescimento de 1,7% de PIB, número que aponta desaceleração. Os dados mais recentes apontam que o país teve queda no agronegócio, aumento nas exportações e queda nas importações (o que indica cenário positivo) e crescimento de 0,6% no setor de indústrias e serviços. Além disso, as atualizações sobre a reforma tributária devem impactar a economia nacional ao longo do ano.

O especialista avalia que, tanto no contexto nacional como global, há alguns investimentos necessários a se fazer: estimular o crescimento, combater as mudanças climáticas e acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O oferecimento da palestra foi fruto da parceria entre o CIESP Campinas e a associada Sense Inteligência Financeira – cujo CEO é Danilo Fedel – empresa que ajuda outras empresas a desenvolverem potenciais de negócios e alcançarem sucesso financeiro levando conhecimento sobre gestão financeira por indicadores para profissionais.

O CIESP Campinas agradece a parceria e a participação de todos.
Compartilhar: