Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Mesa redonda: 30 anos contribuindo no avanço do saneamento nas bacias PCJ

Noticías

Mesa redonda: 30 anos contribuindo no avanço do saneamento nas bacias PCJ28/11/2023arquivo sem legenda ou nome






















Em 23 de novembro, o representante do CIESP Campinas na Câmara Técnica do Uso e Conservação da Água na Indústria dos Comitês das Bacias PCJ e coordenador do Departamento de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (DMASET) do CIESP Campinas, Jorge Mercanti, participou como convidado de uma mesa redonda com a temática “30 anos contribuindo no avanço do saneamento nas bacias PCJ”, promovida pela Sustentare & WIPIS e ocorrida na PUC Campinas.

Mercanti abordou, como principal temática, os Comitês PCJ e a contribuição no desenvolvimento regional nas interfaces com o setor industrial. Foram explicadas as atribuições da CT-Indústria, que consistem em estudar, discutir e promover discussões sobre o uso sustentável dos recursos hídricos na indústria e propor diretrizes e ações conjuntas, promovendo a integração e otimização de procedimentos entre as instituições que atuam no setor industrial visando à preservação, conservação e uso sustentável dos recursos hídricos. Foram apresentados exemplos de projetos de cooperação para preservação.

Ele também apresentou o trabalho e as principais ações do CIESP Campinas, além da criação e história do Consórcio das bacias PCJ - fundado em 1989 – e do Comitê das bacias PCJ, criado em 1993.

Também contribuiu na discussão o membro do DMASET e representante do CIESP Campinas na Câmara Técnica do Uso e Conservação da Água na Indústria dos Comitês das Bacias PCJ, Vlamir Kanashiro. Outros membros da mesa redonda foram: Rui Assis, Cláudia Grabher e Adriana Isenburg.
Compartilhar: