Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Sistema B apregoa uma economia mais inclusiva

Noticías

Sistema B apregoa uma economia mais inclusiva29/05/2023Por: Nelson Tucci, no site acionista.com.br

A Nova Economia requer maior engajamento das companhias pelo mundo, privilegiando a Agenda ESG. A proposta é não focar “somente”, mas “também”, no lucro. Criado em 2006 nos Estados Unidos, e chegado ao Brasil seis anos depois, o Sistema B é internacional e tem hoje 6.347 empresas aderentes, das quais 285 estão no Brasil: Arezzo, Cogni, Natura, WayCarbon e Gerdau Summit (joint venture entre a Gerdau e as japonesas Sumitomo Corporation e Japan Steel Works, a primeira indústria do aço no mundo a receber a certificação de Empresa B), entre outras, das áreas de alimentos, cosméticos, medicina, extrativismo florestal e logística por exemplo.

Na semana que passou a organização lançou manifesto com o intuito de promover o debate por justiça social, dentro das empresas. No texto, o Sistema B destaca que de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) o Brasil ocupa a 8ª posição no ranking da desigualdade social e que mudar este status é “responsabilidade entre todos os setores da sociedade”, e agora “as empresas têm a chance de se tornarem protagonistas para promover a transformação necessária de estruturas excludentes de dentro para fora das organizações”.

Influenciar mudanças nas regulamentações do mercado, bem como as políticas públicas para a economia de impacto são premissas do Sistema. Cabe destacar que os critérios de análise para tanto são espelhados no Índice de Sustentabilidade da B3, o ISE. Assim, a organização provoca alinhamento de práticas corporativas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

CONSELHO
O Sistema B Brasil elegeu novo Conselho Deliberativo para o mandato 2023-2026, integrado por 13 expoentes da vida corporativa nacional, sendo presidido por Sergio Serapião.

NEGÓCIOS
Na pré-Semana do Meio Ambiente (29 de maio a 5 de junho), a BASF realizará a terceira edição da “Sustainable Week”, visando promover a conexão do ecossistema para potencializar oportunidades de negócios sustentáveis na América do Sul, enfatiza a organização. Entre especialistas e marcas que compartilham dessa jornada estará o navegador, piloto, economista, palestrante e autor Amyr Klink.

CONSUMIDORES
A demanda por produtos sustentáveis e o consumo consciente vem aumentando ano a ano. Cerca de 50% dos consumidores entrevistados na pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no final de 2022 verifica se o produto foi produzido de forma sustentável antes da compra. O percentual era de 19% na edição anterior.
“Inovação e sustentabilidade são parte do nosso propósito e temos o compromisso de criar valor para as cadeias produtivas dos diversos setores do mercado que participamos”, frisa Manfredo Rübens, presidente da BASF para a América do Sul.

BIODIVERSIDADE
A Suzano, fabricante de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, e a Sofidel, líder na produção de lenços de papel, anunciam o projeto “Juntos, nós plantamos o futuro – Desenvolvendo corredores de biodiversidade para um futuro mais sustentável”.
Trata-se de um projeto piloto, de três anos de duração, que irá promover conservação e restauração ecológica, apoiando o desenvolvimento socioeconômico na região da Amazônia no Brasil. Iniciativa tem apoio do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e da Amazônia Onlus, organização italiana sem fins lucrativos que apoia a floresta e população da Amazônia.

VISÃO
Ainda sobre a parceria Suzano e Sofidel, o projeto prevê retirar 1.400 famílias da pobreza, em sua fase inicial. “Hoje, uma empresa comprometida em construir um futuro sustentável e criar valor para todos os stakeholders precisa garantir que seus fornecedores compartilhem a mesma visão e forma de operação”, diz Andrea Piazzolla, da Sofidel, acrescentando: “Cumprindo o ODS 17 (Parcerias pelas Metas), temos o prazer de firmar parceria com a Suzano, um dos nossos maiores fornecedores, para fazer a diferença”.
Para o diretor Paulo José Borges, da Suzano, “as empresas podem mudar o mundo para melhor, mas não conseguem sozinhas. Se trabalharmos juntos, podemos ampliar o nosso impacto”.

JATOS
No encerramento da semana que passou, a Embraer revelou que a SKS Airways escolheu o jato E195-E2, de sua fabricação, para impulsionar os planos de crescimento para a região da Ásia-Pacífico. Este é um acordo para dez jatos do mesmo modelo entre a companhia aérea da Malásia e a empresa de leasing Azorra.
O jato E195-E2, de 136 lugares, tem alcance de 2.600 milhas náuticas, equivalente a sete horas de voo. Em junho de 2022, após a certificação para operações com Combustível de Aviação Sustentável (SAF, em inglês) de até 50% (utilizando óleos orgânicos e resíduos agrícolas), o E195-E2 completou com sucesso um voo de teste usando 100% SAF, reforçando o compromisso da companhia brasileira com a redução de emissões e a aviação sustentável.

PASSAGENS
Se na Ásia a demanda por viagens aéreas aumenta, no Brasil o preço das passagens aéreas criou uma certa inibição para o setor. Sorte das operadoras rodoviárias, que registraram crescimento das viagens em ônibus interestaduais e internacionais.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foram comercializadas 52 milhões de passagens no último ano. Em 2019, na pré-pandemia, o volume foi inferior à metade deste: 25 milhões.
A mudança no comportamento dos viajantes também é notada por players deste mercado, como a Marcopolo, tradicional companhia aberta que acaba de lançar a Geração 8, oferecendo mais conforto aos clientes.

AMÉRICA LATINA
No dia 8 desta semana (quinta) o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai discutir o futuro das transferências de renda na América Latina e no Caribe, com um painel de alto nível, incluindo ministros da região.

CIRCULAR
No próximo dia 06 (terça), durante a semana de comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) realizará um novo evento do ciclo ‘Café com Tecnologia’. O tema será “Avaliação do Ciclo de Vida – ACV” na transição para uma economia circular e de baixo carbono.
Os debatedores serão Thiago Oliveira Rodrigues, coordenador do ‘8º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida’; Claudia Echevenguá Teixeira, do Núcleo de Sustentabilidade do IPT; e a palestrante Fátima Pinto, da Ecouniverso, trazendo reflexões sobre o tema. O evento é gratuito e serão emitidos certificados. 

ENCONTRO RI
Dias 26 e 27 próximos acontecerá o Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, em São Paulo.
Organizado pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) e o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri), o evento tem apoio do Portal Acionista e debaterá, entre outros itens, pesquisa que trata da Agenda ESG e sua evolução.
Compartilhar: