Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Depois de 10 anos sem aumento, Agência das Bacias PCJ discute reajuste na cobrança pelo uso da água pela Indústria

Noticías

Depois de 10 anos sem aumento, Agência das Bacias PCJ discute reajuste na cobrança pelo uso da água pela Indústria13/03/2023arquivo sem legenda ou nome



















No dia 9 de março, o CIESP Campinas sediou a Oficina de Trabalho para o aperfeiçoamento da metodologia de cobrança pelo uso de recursos hídricos nas Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O evento foi promovido pela Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ, compostos por 11 Câmaras técnicas de diversos setores da sociedade que estão de alguma forma relacionadas à pauta do uso da água.

Para este primeiro encontro do ano, foram convidados representantes de organizações que utilizam a água diretamente retirada dos rios, como é o caso de muitas indústrias. Segundo o Diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera, em 2005 a Agência havia decidido pela última vez o valor a ser cobrado, com um reajuste apenas em 2012. Este ano foi realizada a primeira nova reunião sobre o tema.

O objetivo do encontro foi, portanto, decidir em grupos e apresentar propostas para compor a nova tarifa alinhada às formas de investimento que trarão benefícios no uso de recursos da maneira mais justa e limpa possível. “É importantíssima a presença das empresas, do CIESP, dos representantes desse setor, da FIESP, porque é um debate que atinge as empresas privadas, as indústrias em especial, já que a água é um insumo indispensável no processo produtivo”, afirma o Diretor-presidente.

Os maiores problemas a serem combatidos, verificados nos quase 30 anos da Agência são: a poluição gerada pelo esgoto e quantidade escassa de água nos rios, principalmente durante os períodos de seca.

“Quem participa com a gente e analisa os números, nota que a qualidade do rio está melhorando. Para as questões de regularidade e aumento da quantidade de água disponível nos rios, e estamos trabalhando na constante busca de novas reservas e de represas, por exemplo. Além dos nossos investimentos em recuperação de nascente que produzem água por toda a bacia”, explica Razera.

A partir de 2020 também foi implementada uma mudança para o uso do dinheiro arrecadado pela Agência por parte da indústria, que hoje contribui com 15% do montante.
 
Álbum de Fotos:
Reunião da Agência das Bacias PCJ 2023 no CIESP


Depois de 10 anos sem aumento, Agência das Bacias PCJ discute reajuste na cobrança pelo uso da água pela Indústria Depois de 10 anos sem aumento, Agência das Bacias PCJ discute reajuste na cobrança pelo uso da água pela Indústria Depois de 10 anos sem aumento, Agência das Bacias PCJ discute reajuste na cobrança pelo uso da água pela Indústria
Imagens por: Raissa Schreiter
Compartilhar: