Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Itinerário de treinamentos para a ampliação de novos mercados com o uso do certificado de origem para a exportação, passa pelo CIESP Campinas

Noticías

Itinerário de treinamentos para a ampliação de novos mercados com o uso do certificado de origem para a exportação, passa pelo CIESP Campinas 11/11/2022Dia 9 de novembro foi a vez do CIESP Campinas receber um novo treinamento desenvolvido para empresas que realizam exportações e se interessam em saber mais sobre oportunidades de negócios no mercado internacional. O projeto é uma iniciativa conjunta da FIESP e do CIESP, apresenta a utilização do certificado de origem e é destinado aos empresários, gestores e demais profissionais que atuam com a estratégia internacional da empresa.
 
O certificado de origem comprova que produtos fabricados no Brasil, ainda que tenham sido utilizados insumos importados durante o processo produtivo, podem acessar os países com benefícios tarifários. A FIESP é líder nas emissões e conta com um time de especialistas no tema.
 
A proposta de promover os treinamentos surgiu a partir do resultado de uma pesquisa realizada em 2020, que contou com 817 respondentes atuantes na área internacional. Na época, foi possível observar que boa parte das empresas exportadoras e prestadoras de serviço tinham conhecimento do documento, porém desconheciam as legislações, as regras de origem e principalmente sobre os benefícios que impactam na competitividade da indústria brasileira no exterior.
 
A coordenadora de Serviços de Comércio Exterior da FIESP, Camilla Mafissoni, explica: “uma vez que o produto cumpra com as regras estabelecidas entre os países, a empresa poderá emitir o certificado. Isso significa que a empresa importadora terá a redução ou a isenção do imposto de importação. É importante ter conhecimento sobre a negociação internacional, para que a empresa possa usufruir dos benefícios de um acordo comercial, e consequentemente, alavancar suas exportações, trazendo maior diversidade de mercados para o seu produto”.
 
Contexto favorável  
 
O Brasil possui acordos de comércio com os países estratégicos da América do Sul, com o México, Egito, Índia, Israel e com o bloco econômico formado pelos países que integram a União Aduaneira da África Austral (SACU). Todos eles preveem a utilização do certificado de origem.
 
Recentemente, o Mercosul (Mercado Comum do Sul), bloco econômico do qual o Brasil faz parte, finalizou as negociações de um acordo com a União Europeia. O Tratado atualmente está sendo traduzido e revisado, para que então seja assinado e ratificado pelos Países Membros dos dois Blocos. O Mercosul também negocia acordos de livre comércio com Canadá, Coreia do Sul, Indonésia, México e Líbano. 
 
Outros dois fatores determinantes para o início dos treinamentos foram as dificuldades com a economia doméstica, que acabam estimulando a busca pelo mercado internacional, e a redução das equipes nas empresas em consequência dos efeitos da pandemia da Covid-19.
Compartilhar: