Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Roadshow da Jornada de Transformação Digital chega a Campinas

Noticías

Roadshow da Jornada de Transformação Digital chega a Campinas04/10/2022




















Foi a vez de Campinas receber o roadshow da Jornada de Transformação Digital, um programa SENAI/SEBRAE/CIESP/FIESP. O evento foi realizado no Senai Roberto Mange, no dia 28 de setembro, a partir das 8h, durante todo o período da manhã. “Saímos de uma pandemia que sucedeu uma crise de 7 anos, isso fez com que o país e as empresas perdessem muita competitividade. A Jornada Digital veio ao encontro dessa necessidade, de retomar urgentemente a competitividade, principalmente com foco nas micro, pequenas e médias empresas, de longe as mais afetadas”, foi o que afirmou o presidente do CIESP, Rafael Cervone, na ocasião. 

Também estiveram presentes para a apresentação e mesa de debate, Ricardo Terra, Diretor Regional do SENAI, Fábio Geriach, Gerente Regional do SEBRAE Piracicaba, Anselmo Freire, Gerente de Negócios do Desenvolve SP, e representando o CIESP Campinas, o diretor titular José Henrique Toledo Corrêa. Toda a comitiva foi responsável por explicar o programa esclarecer dúvidas. A Jornada de Transformação Digital pretende atender em 4 anos, 40 mil empresas em todo o estado. Atualmente, aproximadamente 4 mil já estão inscritas.






















A Jornada de Transformação Digital é composta por 8 etapas. A começar pelo diagnóstico, para compreender qual o nível de automação dos processos, passando pela capacitação da mão de obra para lidar com a tecnologia, chegando à indicação de investimentos para tornar os procedimentos automatizados. Com as modificações apontadas pelos especialistas do Senai, os dados captados de toda a cadeia de produção digitalizada, proporcionam melhores desempenhos e tomada de decisões.

Para Felipe Razera Marchini, diretor comercial da WGK Indústria Mecânica, o projeto do Senai veio para ajudar as empresas a imergirem no mundo da digitalização. Na opinião dele, embora mudanças sempre provoquem incômodos, é essencial entrar nesse processo. “A gente às vezes fica pensando que [a digitalização] é um bicho de sete cabeças ou só para as empresas grandes, quando na verdade não. Na minha empresa nós já passamos por duas etapas e [vimos que] a melhoria de custos pode vir de coisas simples, como a mudança de layout ou mexer em algum processo. Quando se fala em digitalizar, está cada vez mais fácil”, garantiu.





















Já Mauricio Landmann, sócio diretor da Pratiko Indústria e Comércio de Argamassas, relatou a experiência da empresa com a Jornada. “O programa veio para fazer com que o empresário saia da zona de conforto, enxergue o mundo competitivo que existe aí fora e consiga posicionar sua pequena empresa além daquilo que ele pensa, [implementando] as melhores técnicas, apresentadas pelo Senai. E qual é a consequência de tudo isso? Menor custo, mais organização, maior produtividade, equipe muito mais comprometida e disciplinada, uma empresa mais redonda, com melhores produtos e aumento dos lucros.”

Como bônus, a escola móvel de conectividade 5G do Senai esteve disponível para visitação. O ambiente imersivo conta com cinco cases que as tecnologias 5G e Wi-fi 6 podem proporcionar. Logo na entrada, foi posicionada uma grande tela com reconhecimento facial e de objetos, que pode ser utilizada para diferentes aplicações pelas empresas. Na sequência, os visitantes se deparavam com um protótipo touch de itens virtualizados, que torna possível a sensação do tato. A próxima atração era uma máquina de sorvete com um dispositivo IoT, que permite a captação de dados da produção e os disponibiliza online para que sejam analisados e conduzam à padronização de processos.





















Também marcou presença no espaço móvel 5G o metaverso, com um óculo de realidade mista, no qual era possível ver procedimentos a realidade virtual e aplica-los na prática presencial. “O metaverso não precisa de óculos de realidade virtual, pode ser utilizado pelo celular ou tablete. A ideia dele é que a gente possa estudar, trabalhar e fazer compras dentro de um mesmo ambiente virtualizado”, explicou Isabele Louraina, especialista de tecnologia do Senai Vila Mariana, responsável por conduzir a experiência dos visitantes no local. O último protótipo era uma assistente de virtual que atendia a comandos executados em outro ambiente distante. 

As inscrições para participar da Jornada de Transformação Digital devem ser feitas pelo site.
 
 
 
Álbum de Fotos:
Roadshow - Jornada de Transformação Digital em Campinas


roadshow - Jornada de Transformação Digital roadshow - Jornada de Transformação Digital roadshow - Jornada de Transformação Digital roadshow - Jornada de Transformação Digital roadshow - Jornada de Transformação Digital roadshow - Jornada de Transformação Digital roadshow - Jornada de Transformação Digital roadshow - Jornada de Transformação Digital roadshow - Jornada de Transformação Digital roadshow - Jornada de Transformação Digital roadshow - Jornada de Transformação Digital roadshow - Jornada de Transformação Digital roadshow - Jornada de Transformação Digital
Imagens por: Raissa Schreiter
Compartilhar: