Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Evento sobre o Programa de Qualificação para Exportação conta com a parceria do CIESP Campinas

Noticías

Evento sobre o Programa de Qualificação para Exportação conta com a parceria do CIESP Campinas 29/06/2022





























O diretor do CIESP Campinas José Henrique Toledo Corrêa e a gerente regional Paula Carvalho estiveram presentes no evento “Exportação, Câmbio e Mercados Internacionais” na Facamp, na manhã de 28 de junho, promovido pela Apex-Brasil em parceria com a FACAMP e o apoio do CIESP Campinas, prefeitura de Campinas e Jundiaí Empreendedora. O objetivo era reunir empresários da região para apresentar e convidá-los a participar do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

O Sr. José Henrique Toledo Corrêa foi convidado a compor a mesa de abertura, ao lado do Prof. Dr. Rodrigo Coelho Sabbatini, diretor acadêmico das Faculdades de Campinas (Facamp), Adriana Flosi, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da PMC, Cristiano Lopes Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da PMJ e Gabriel Isaacson, coordenador do escritório Sul da Apex Brasil.
O Programa de Qualificação para Exportação é oferecido pela Apex-Brasil com o propósito trazer às pequenas e médias empresas capacitação e qualificação para que possam dar início a procedimentos de exportação de forma planejada e segura. O Programa é executado em parceria com universidades, centros de pesquisa, além do CIESP Campinas e Sebrae. O PEIEX existe desde 2009 e pertence à Apex-Brasil, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. São mais de 30 núcleos por todo o Brasil.
















Olavo Furtado, gerente executivo do PEIEX em Campinas e região, esclarece que, embora o foco sejam as pequenas empresas, o Programa também acaba funcionando como uma espécie de “mentoria”, nos casos de procura pelas médias empresas, mesmo quando já têm experiências com exportação, para se reciclarem e estarem sempre aprendendo. "O Programa é gratuito, como um retorno dos impostos que o empresário paga, e isso gera um atrativo muito grande, porque é de ótima qualidade com baixo investimento, que seria apenas o tempo de dedicação ao atendimento dos consultores", pontua Furtado.

Para o gerente executivo regional, a importância de qualificar as empresas e os empresários para exportar se mostra nas esferas do desenvolvimento municipal, regional e nacional. Segundo Furtado, não se trata apenas de “trazer dinheiro do exterior”, mas de "colocar as empresas lá fora". Ele explica que quando uma empresa fica conhecida internacionalmente, traz a expertise de suas experiências para o mercado nacional. "Fora a geração de empregos, de receita, arrecadação de impostos, uma série de fatores que tornam esse processo de internacionalização importante. Hoje se percebe que as prefeituras, tanto das grandes cidades quanto de cidades menores, têm uma preocupação muito grande em gerar receita. O mundo corporativo, as indústrias de serviços, têm um papel fundamental nisso. Podemos observar que o quadro dos Secretários de Desenvolvimento de muitos municípios é oriundo diretamente da iniciativa privada, o que é muito bom, porque traz para dentro do governo municipal um olhar de mais crescimento, produtividade e geração de empregos, coisas que as empresas fazem há muito tempo", conclui.  
 
Compartilhar: