Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Roda de Conversa com a Indústria chega à segunda parada do itinerário: Itapira

Noticías

Roda de Conversa com a Indústria chega à segunda parada do itinerário: Itapira28/06/2022
Seguindo o curso do itinerário das Rodas de Conversa com a Indústria, desta vez a diretoria do CIESP Campinas realizou o evento em Itapira, durante a manhã do dia 24 de junho, na sede da Associação Comercial Empresarial do município. Estavam presentes o diretor José Henrique Toledo Corrêa, o primeiro vice-diretor Valmir Caldana e a gerente regional Paula Carvalho. Para compor a banca, além dos diretores, foram convidados Noé Massari, Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Célio Batista, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itapira e Paulo Stivalli, representante local de Itapira do CIESP Campinas. Os demais presentes, empresários e educadores do Senai, tiveram a oportunidade de ouvir o presidente do CIESP, Rafael Cervone, e o economista da FIESP João Victor Machado, além  de trocar ideias e juntos buscar soluções para suas demandas, em parceria com os representantes do CIESP Campinas.

O diretor titular, José Henrique Toledo Corrêa, que conduziu o evento, deu as boas-vindas, fez uma apresentação do CIESP e explicou o propósito das Rodas de Conversa itinerantes. "Queremos visitar as cidades, fazer parcerias, para tentarmos nos aproximar, porque as entidades de classe são indutoras do desenvolvimento", introduziu. Em seguida, o diretor falou a respeito do evento anterior, realizado em Paulínia. Na ocasião foi estabelecida uma parceria com a prefeitura municipal, demandas foram apresentadas pelas indústrias e, posteriormente, as soluções que já estão sendo propostas.







O presidente do CIESP, Rafael Cervone, falou aos presentes através de uma vídeoconferência, mencionou alguns focos de atuação do CIESP que são importantes para o fortalecimento da economia local e melhoria das condições da cidade. "Estamos trabalhando junto a outras entidades para que possamos recuperar rapidamente o atraso na educação decorrente da pandemia", declarou. O presidente anunciou que serão três principais pilares de atuação, com a ajuda de parcerias: educação, capacitação para a área de tecnologia da informação, e o programa Jornada de Transformação Digital, criado pelo CIESP para levar às micro, pequenas e médias empresas a agenda da produtividade e a retomada da competitividade. "Com o COVID-19, especialmente na China, e a guerra na Ucrânia, houve um rompimento mundial das cadeias de abastecimento, os países e a indústria perderam competitividade. Por isso, estamos investindo 580 milhões de reais em um trabalho com o Senai e o Sebrae, para trazer capacitação gratuitamente para os funcionários das empresas", explicou.

O economista da FIESP, João Victor Machado apresentou, na sequência, dados do cenário econômico nacional. Mencionou o baixo crescimento do PIB, em torno de 1,2 %, abaixo da expectativa do mercado, porém acima do esperado na virada do ano para o primeiro trimestre, em relação ao último trimestre de 2021. Segundo o economista, é esperada desaceleração para o segundo semestre, uma tendência mundial.
Os demais convidados da banca, Noé Massari, Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Célio Batista, presidente da Associação Comercial de Itapira e Paulo Stivalli, representante local de Itapira do CIESP Campinas, fizeram suas colocações sobre o desenvolvimento e os pontos positivos do município, tanto para a população quanto para investimentos do comércio e indústria. O Secretário Municipal, Noé Massari, destacou que o 2º Distrito Industrial de Itapira já está sendo construído, portanto se espera crescimento do setor na região para os próximos anos. "Essa conjunção do trabalho do nosso município com o CIESP vai nos trazer muitos benefícios, principalmente na área de exportação para pequenos e médios empresários, isso é fundamental para que nossas empresas possam crescer. Além disso, vamos precisar de ajuda com o fornecimento de energia, em infraestrutura, é algo que precisa melhorar. Vamos ter muito trabalho!", afirmou Massari.




















Marcos Roberto Ramos é empresário local, dono de uma indústria de automação. Ele esteve presente na Roda de Conversa e foi citado na banca como exemplo, pela criação de um produto inovador: uma empilhadeira autônoma, que roda sem o motorista, apenas orientada por sensores. A empresa de Ramos também cria outros produtos sob demanda, para atender às necessidades específicas das indústrias em todo o Brasil. "Eu fui funcionário por 25 anos, de repente abri uma empresa e começamos a interagir com outras empresas. Busquei por muitas informações através do Sebrae, acho muito importante essas parcerias", comentou a respeito do evento.

Todos os empresários e outros colaboradores presentes puderam se conhecer, apresentar suas áreas de atuação e propor formas de solucionar dificuldades uns dos outros. Foi nesse espírito amistoso que se encerrou a segunda Roda de Conversa da Indústria, que terá como próximo destino o município de Serra Negra.
           
 
 
Álbum de Fotos:
Roda de Conversa com a Indústria em Itapira


Roda de Conversa com a Indústria em Itapira Roda de Conversa com a Indústria em Itapira Roda de Conversa com a Indústria em Itapira Roda de Conversa com a Indústria em Itapira Roda de Conversa com a Indústria em Itapira Roda de Conversa com a Indústria em Itapira Roda de Conversa com a Indústria em Itapira Roda de Conversa com a Indústria em Itapira
Compartilhar: