Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > CIESP CAMPINAS ABORDA PROGRAMA OEA EM COMISSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CAMPINAS

Noticías

CIESP CAMPINAS ABORDA PROGRAMA OEA EM COMISSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CAMPINAS24/11/2021Em reunião extraordinária da Comissão Permanente de Relações Internacionais da Câmara de Vereadores de Campinas, neste dia 23, presidida pelo vereador Marcelo Silva, foi analisado o programa da Receita Federal OEA - Operador Econômico Autorizado (OEA), que visa melhorar a segurança, agilidade e produtividade das empresas que atuam no comércio exterior. 

arquivo sem legenda ou nomeA reunião realizada pela Câmara de Vereadores, em parceria com o CIESP Campinas e a Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região (CCCER), teve como objetivo explicar aos empresários e toda a cadeia produtiva, como transportadoras, importadoras, exportadoras, agentes de carga, despachantes aduaneiros, entre outros segmentos, como ter maior agilidade e segurança, através da certificação do programa OEA. 

Representando o CIESP Campinas, o diretor do Departamento de Comércio Exterior, Anselmo Riso, afirmou na abertura de sua apresentação, que “esse programa é algo há muito tempo ansiado e é muito importante para todas as empresas que atuam no comércio exterior, especialmente as pequenas e médias, para que tenham mais agilidade, previsibilidade e aumento da competitividade”. Riso enfatizou a importância da certificação OEA da Receita Federal, que vem sendo implementado ao longo dos últimos oito anos. A CCCER foi representada pelo seu presidente, Marcio Barbado.

Na sua apresentação, Anselmo Riso contextualizou os procedimentos que eram utilizados anteriormente pelas empresas brasileiras, que atuavam no comércio exterior e o quanto de modernização e agilização proporciona para toda a cadeia produtiva o programa de certificação OEA. O diretor do Ciesp-Campinas ressaltou que um dos grandes benefícios do OEA é a sua aceitação por um grande número de países, o que obviamente facilita e agiliza para todas as empresas que atuam no mercado exportador. 

No encerramento da reunião, o vereador Marcelo Silva destacou a importância do evento, principalmente para as pequenas e médias empresas, que tiveram a oportunidade de conhecer um programa que pode proporcionar a sua maior inserção no mercado internacional, gerando mais negócios e empregos para a região de Campinas.
Compartilhar: