Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > CIESP CAMPINAS RECEBE O 1º EVENTO PRESENCIAL DO PROJETO DE INTERIORIZAÇÃO DA ITALCAM NO ESTADO

Noticías

CIESP CAMPINAS RECEBE O 1º EVENTO PRESENCIAL DO PROJETO DE INTERIORIZAÇÃO DA ITALCAM NO ESTADO11/11/2021Carla Marins, Comunicação CIESP Campinas.

Com casa cheia, neste dia 09 de novembro, o CIESP Campinas promove a indução de novos negócios entre Brasil-Itália, com foco nas empresas de Campinas e região.

O evento presencial “Road Show: Itália no Interior” reuniu mais de 50 pessoas na sede do CIESP Campinas, incluindo importantes lideranças e representantes da gestão municipal. “Trata-se da primeira etapa presencial do projeto de Interiorização da Italcam no Estado de São Paulo, que tem por objetivo reunir a comunidade empresarial, neste caso de Campinas, com o intuito de apresentar a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura e revelar das oportunidades na Itália para os empresários da região metropolitana.”, apresentou o Business Manager da Italcam, coordenador do Comitê de Interiorização e mestre de cerimônia, Ivan Aliberti.
arquivo sem legenda ou nome
O diretor titular do CIESP Campinas, José Nunes Filho, deu  boas-vindas a todas as lideranças, em nome da casa da indústria, e ressaltou: “A nossa Campinas metrópole tem representatividade em âmbito nacional e o CIESP Campinas caminha lado a lado com toda a indústria e o empresariado da cidade.”
arquivo sem legenda ou nome
Nunes falou sobre a entidade cada vez mais propositiva perante a sociedade regional, levando a opinião da indústria e participando ativamente de todos os fatos relevantes. “O município possui uma infraestrutura logística privilegiada, cortada por uma invejável e moderna malha rodoviária, e conta com o melhor aeroporto e principal modal de carga aérea do país.”, sinalizou.

“O potencial vocacional do município de Campinas, bem como da RMC, é muito consistente. Suas vocações na área de inovação e tecnologia (o município é um dos maiores polos tecnológicos do país), na logística, no turismo e no agronegócio fazem do munícipio referência nacional. Hoje, vemos o nosso país iniciando um processo de efetiva retomada.”, sinaliza, fundamentou o diretor titular do CIESP Campinas.
arquivo sem legenda ou nome
Na ocasião, o 1º vice-diretor José Henrique Toledo Corrêa e diretor titular eleito para a gestão 2022-2025, elevou a atuação tridimensional do CIESP, respaldada pela representação política e geração de serviços e negócios em uma escala consistente. “Assim, o CIESP Campinas é mola propulsora que fomenta a cadeia produtiva de sua macrorregião de atendimento, a qual engloba 19 municípios.”, destacou.

arquivo sem legenda ou nome
Ainda nessa linha de forte indutor de negócios, vale frisarmos o potencial do polo regional de Petróleo e Gás e energias renováveis da Região Metropolitana de Campinas, por meio da Replan, maior refinaria de petróleo da Petrobras - em termos de produção -, sediada em Paulínia.”, valorizou.

Esteve presente o prefeito de Campinas, Dário Saadi, que trouxe à tona diversas ações promovidas pela atual gestão de Campinas, no sentido de desburocratizar a entrada e os investimentos de novas empresas e indústrias no município, bem como trazer mais segurança jurídica ao empresariado. “Um exemplo de uma recente conquista é o projeto de lei que foi apresentado no mês de setembro pela Prefeitura Municipal de Campinas e encaminhado para a Câmara. A Prefeitura estima benefício para pelo menos 500 empresas e espera pela abertura de novos empregos.”, contou o prefeito de Csampinas.
arquivo sem legenda ou nome
“A administração estima que a medida econômica deve beneficiar aproximadamente 500 empresas, e que a atração de novas empresas e negócios também deve viabilizar investimentos em infraestrutura e mobilidade na cidade. A ação faz parte do Programa de Ativação Econômica e Social (Paes) e outro foco da medida, destaca o governo municipal, é elevar a arrecadação para os cofres públicos.” , apreciou Dário Saadi.

O Cônsul Geral da Itália, Filippo La Rosa, explicitou em sua fala e enalteceu a quão valorosa é essa integração e aproximação com o interior do estado e mais especificamente, com Campinas. “Nosso objetivo é elevar esse processo de união e congregar cada vez mais as oportunidades existentes entre os empresários  de Campinas com as empresas italianas”, valorizou. “Nós somos de fato um ponto de conexão para o fortalecimento dessa cadeia produtiva internacional”, complementou La Rosa.
arquivo sem legenda ou nome

O presidente da Italcam, Graziano Messana, pontuou o reconhecimento da Câmara Ítalo-Brasileira pelos governos italiano e brasileiro, sendo a mesma membro oficial do Sistema Itália no Brasil. “A Italcam compõe a rede das 81 Câmaras de Comércio Italianas no Mundo. Em São Paulo desde 1902, conta com importantes parcerias com entidades italianas”, descreveu.
arquivo sem legenda ou nome
Já o vice-presidente da Italcam, Mário Batista, que é líder do projeto de Interiorização, reforçou o intuito da Câmara em colaborar para o desenvolvimento das relações econômicas e culturais entre os dois países. “Por isso cooperamos para desenvolver e intensificar sinergias entre o Brasil e a Itália, operando como um parceiro estratégico para a internacionalização das empresas em ambos os países, desenvolvendo a rede entre a comunidade empreendedora Ítalo-Brasileira em São Paulo.
arquivo sem legenda ou nome
A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Social de Campinas, Adriana Flosi, endossou a parceria, lembrando o fato de Campinas ser o 3º maior PIB do Estado, o 11º PIB do país e segunda maior região metropolitana do estado, com mais de 3 milhões de habitantes.
“Com a presença de 50 das 500 maiores empresas do mundo aqui em nossa Região Metropolitana, Campinas tem um polo industrial diversificado, com recorde de abertura de empresas em 2021”, salientou Flosi.
arquivo sem legenda ou nome
A representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico sublinhou a área de Ciências, Tecnologia e Inovação de Campinas, “aqui temos o Projeto Sirius, um dos maiores aceleradores de elétrons do mundo; lei de incentivos fiscais para se investir em Campinas, além da presença de inúmeras incubadoras e aceleradoras de startups.”, referenciou. Na área do Agronegócio, “somos sede de um dos melhores institutos agronômicos do país, e recentemente criamos o Selo de Inspeção Municipal (S.I.M). Tudo isso fortalece a nossa cadeia produtividade e traz cada vez mais competitividade para a nossa metrópole.”, avaliou a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas.
arquivo sem legenda ou nome
Com o objetivo de criar um Comitê de Interiorização para dar continuidade e coordenação operativa do projeto, gerando oportunidade de negócios aos empresários, o Road Show de Interiorização da Italcam tem o apoio das empresas: AGK; Ducati Campinas; Enel X; GES; KPMG; manucci; Pieralisi; Pirelli; Tim; TDSA; Ventana Serra; e Zucchetti.

arquivo sem legenda ou nome
Ao final das apresentações, em um coquetel realizado na área de convivência do CIESP Campinas, os empresários e lideranças tiveram a oportunidade de interagir e trocar cartões, estabelecendo um promissor networking, com muita iniciativa e indução de novos negócios.
 
Compartilhar: