Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Sua empresa conhece a Aprendizagem Industrial do Senai-SP

Noticías

Sua empresa conhece a Aprendizagem Industrial do Senai-SP14/10/2021A contratação de aprendizes é obrigatória para empresas de médio e grande porte e opcional para micro e pequenas empresas. Ao aderir ao programa, a sua organização contribui para a educação de profissionais e desenvolve trabalhadores alinhados com os valores e a cultura da sua indústria.
 
Como funcionam os cursos de aprendizagem industrial?

São cursos de formação profissional planejados para atuação na indústria, com atividades práticas em oficinas e laboratórios e de ampla inserção no mercado de trabalho. Os cursos acontecem na unidade SENAI-SP. Os cursos de aprendizagem possibilitam a celebração de contratos de aprendizagem entre aluno e empresa, de forma que parte do contrato de trabalho coincida com a formação dentro do SENAI.

Quais as vantagens para as empresas?

Além da adimplência à legislação (Lei Federal nº 10.097/2000) que obriga empresas ao cumprimento de cotas, empresas podem associar a iniciativa a projetos de investimento social privado e articulá-la aos processos internos de recrutamento e seleção com vistas ao provimento de mão de obra qualificada de alto nível. Assim, além de cumprir a cota, sua empresa contribui na formação dos trabalhadores da indústria. Os cursos do SENAI-SP desenvolvem também competências socioemocionais e técnicas requeridas pela Indústria 4.0.

Quais os custos para as empresas?
As indústrias não têm nenhum ônus na contratação do SENAI para a capacitação de jovens aprendizes. A inscrição do processo seletivo e a formação profissional sob responsabilidade do SENAI-SP não acarretam custo para a empresa.

Qual o perfil do aprendiz?
São jovens entre 14 e 24 anos, com ensino fundamental completo.

Como funciona o processo seletivo? A empresa tem alguma atuação nele?
As empresas beneficiárias devem indicar até 5 candidatos para cada vaga disponibilizada para ela, de acordo com a sua cota de aprendizes, e escolher entre os aprovados aqueles que serão contratados.

É possível ter cursos customizados?
Os cursos que se prestam ao cumprimento de cotas de aprendizes são regulamentados. No entanto, para demandas de grande porte, o SENAI-SP pode estudar junto às empresas algumas soluções.
 
Saiba mais sobre os cursos disponíveis na unidade do SENAI-SP mais próxima à sua empresa.
CONTRIBUA COM A FORMAÇÃO DE JOVENS APRENDIZES!
Compartilhar: