Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > CIESP CAMPINAS TRAZ PLENÁRIA LIDERADA POR 6 ESPECIALISTAS EM ESG E SUSTENTABILIDADE

Noticías

CIESP CAMPINAS TRAZ PLENÁRIA LIDERADA POR 6 ESPECIALISTAS EM ESG E SUSTENTABILIDADE22/09/2021Carla Marins, Comunicação CIESP Campinas.

“A transição energética, por meio de soluções de descarbonização e de eficiência no uso de energia, bem como, a parceria entre as organizações, para transformação dos modelos de negócio, são ações fundamentais para o sucesso de nossas empresas e à evolução da sociedade.”, afirmou
Álvaro Augusto Fernandes Neto, gerente de Soluções CPFL.

O departamento de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (DMASET) e o departamento de Sustentabilidade agregaram ao discurso a mitigação de riscos, a mudança de atitude e o aumenta o lucro das organizações. Representando as diretorias temáticas, esteve na condução da plenária, o diretor de Sustentabilidade, Luiz Fernando Bueno, com uma reflexão pontual, a partir da disseminação do conceito de ESG (temas ambientais, sociais e de governança) e da incorporação de negócios fundamentados na transparência e qualidade de vida social e planetária, “temos hoje uma demanda de mercado, que se torna pedra fundamental para a perenidade e solidez histórica de qualquer empresa.”, destacou.

arquivo sem legenda ou nome
A webinar, realizada no dia 16 de setembro, compôs 3 painéis com focos em áreas específicas da Sustentabilidade. Encabeçou o evento, o painel sobre Eficiência Energética, liderado por Álvaro Augusto Fernandes Neto, gerente de Soluções CPFL, e Eduardo B. Carlos, diretor industrial da Ecomais Efficient Energy.

arquivo sem legenda ou nome
“Estamos fortemente comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e neste evento tive a oportunidade de compartilhar dois exemplos altamente complementares dos quais me orgulho muito: o projeto CPFL nos Hospitais, que beneficiará mais de 300 hospitais com ações de eficiência energética; e a parceria com o CADEG, quando pudemos nos aproximar de um cliente visionário, focado em ESG, e desenvolver soluções customizadas que envolvem desde cogeração a gás natural, passando por geração de energia fotovoltaica e mercado livre de energia, até o gerenciamento do Sistema Elétrico envolvendo Telemetria e O&M.”, descreveu gerente de Soluções CPFL.
arquivo sem legenda ou nome
Eduardo B. Carlos, diretor Industrial Ecomais Efficient Energy, falou sobre a agregação de valor do debate: "Fiquei honrado em participar de um evento muito importante para o desenvolvimento de soluções inteligentes e eficazes, de fácil implantação e com preço competitivo, capazes de ajudar consumidores a otimizarem seus recursos para um futuro melhor para todos."

arquivo sem legenda ou nome
Na composição do segundo painel este à frente o diretor técnico da Sanasa, Paulo Roberto Szeligowski Tinel, que demonstrou em que aspectos as ações voltadas a eficiência hídrica são fundamentais para o cuidado adequado da água, “uma vez que se trata de um recurso finito. Nos momentos de escassez como estamos vivendo, a importância desta ação torna se fundamental. ”, defendeu.

arquivo sem legenda ou nome
Jorge Antonio Mercanti, Coordenador da Câmara Técnica do Uso e Conservação da Água na Indústria dos Comitês das Bacias PCJ, na condição de representante do CIESP Campinas, abordou a necessidade dos projetos e ações, encetados pelo setor industrial visando a eficiência hídrica, estarem alinhados com o Plano das Bacias PCJ 2020 a 2035. “Nosso olhar é  para que tais projetos e ações sejam eficazes e efetivos”, Jorge apresentou várias alternativas de suprimento hídrico com destaque para a construção das barragens de Pedreira e Amparo e o estudo para o reuso de água de ETE's pela indústria.
arquivo sem legenda ou nome
O terceiro painel foi dedicado aos resíduos sólidos, momento em que a diretora Técnica Ambicamp, Maria Luisa de Sousa, abordou a importância do gerenciamento de resíduos e  a consciência ao que isso representa dentro do processo de sustentabilidade. “Nosso olhar está voltado, principalmente, para o fator da explosão demográfica, o consumismo, e o descarte incorreto de lixo e resíduos. A cada ano temos um aumento substancial no número de áreas contaminadas, sendo na grande maioria estas, sem recuperação a curto e médio prazo. Legislações específicas existem, porém, a conscientização da população é o fator mais importante para que o planeta seja salvo.”, descreveu.

arquivo sem legenda ou nome
Encerrando o último painel, a vice-presidente da Ambioluc (Associação Ambiental para coleta, gestão e refino do óleo lubrificante usado) e gerente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais, Aylla Kipper, fortaleceu o valor da logística reversa e do rerrefino  para a preservação do meio ambiente, “pois além de impossibilitar que o material seja descartado de forma inadequada no solo, água ou destinado à queima, fortalece o abastecimento nacional de óleos básicos, gerando divisas ao país ao diminuir a necessidade de importação desse derivado de petróleo. No Brasil, o rerrefino contribui com, aproximadamente, 20% das necessidades internas de óleos básicos do país”, ressaltou.
 
 
Compartilhar: