Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > PESQUISA FIESP SOBRE O ACORDO MERCOSUL - COREIA

Noticías

PESQUISA FIESP SOBRE O ACORDO MERCOSUL - COREIA19/08/2021
É de conhecimento público que o MERCOSUL e a República da Coreia negociam um acordo de livre-comércio desde 2018. Já foram realizadas seis rodadas de negociação, tendo a última ocorrido entre 31 de maio e 07 de junho de 2021, após uma paralisação de um ano e meio causada pela pandemia de COVID-19.

A Argentina retirou-se das negociações de bens e de regras de origem no final de 2020, em um movimento de flexibilização inédito no MERCOSUL. Por outro lado, Brasil, Paraguai e Uruguai atuam para obter avanços. O Brasil e seus sócios do MERCOSUL já realizaram uma primeira oferta de abertura comercial, cujos detalhes não são públicos.

A consulta abaixo, elaborada pelo Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), tem o objetivo de compreender as preocupações e os interesses dos diversos segmentos da indústria em relação a este acordo, qualificando a atuação da entidade junto ao governo. Ela deve ser respondida apenas uma vez por cada empresa/organização, preferencialmente por seu presidente, diretor-executivo ou especialista da área de relações governamentais ou comércio exterior.

Para auxiliar em suas respostas, disponibilizamos um documento adicional com dados do comércio bilateral entre Brasil e Coreia do Sul, disponível AQUI.

Ressaltamos que os resultados da pesquisa serão tratados apenas de forma agregada, por segmento de atuação, e sem expor, de forma individual, seus respondentes. O questionário estará disponível para preenchimento até o dia 03/09/21.
 
 
 
ACESSE AQUI A PESQUISA
 

 

Caso haja a necessidade de qualquer esclarecimento adicional, a equipe do Derex está à disposição pelo e-mail negociacoesinternacionais@fiesp.com.br ou pelo telefone (11) 3549-4493.

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)
 
 
Compartilhar: