Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > A Importância dos ODS como ferramenta para planejamento estratégico

Noticías

A Importância dos ODS como ferramenta para planejamento estratégico03/08/2021“Portanto, a crise planetária porque passamos pode ser transformada em oportunidade, especialmente para as organizações limpas – moral, econômica e ambientalmente, reitero – que miram a sustentabilidade como alvo. Áreas de Relações com Investidores estão cada vez mais atentas aos ODS, uma vez que o investidor precifica (melhor) as companhias mais alinhadas, por óbvio que pareça’, afirma Andrade.

arquivo sem legenda ou nome
Na reunião Plenária do Departamento de Sustentabilidade, foram abordados os tópicos relativos à perenidade da governança para o desenvolvimento humano e proteção à vida. “Além de tratarmos sobre a Gestão Ambiental e as mudanças climáticas, bem como o relacionamento desses temas junto à comunidade”, valorizou o diretor de Sustentabilidade, Luiz Fernando Bueno.

A webinar, realizada em 29 de julho, contou com a presença de importantes liderança da região para avaliação de um dos debates centrais, atualmente, dentro das empresas.

“Empresas organizadas, limpas (no sentido lato) e participativas são peças-chave no quebra-cabeças de uma sociedade exitosa. Independentemente do porte, ou setor em que atuam, podem contribuir de forma decisiva com as metas do desenvolvimento sustentável, abrangendo o combate à pobreza, a promoção da saúde, da educação, equilíbrio no processo de mudanças climáticas e na atuação propositiva para se evitar a degradação ambiental.”, afirmou Cláudio Andrade.

O especialista propõe que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem facilitar a conexão de estratégias de negócios, redirecionando investimentos, identificando desafios comuns e oportunidades com prioridades globais.

De acordo com as diretrizes para implementação dos ODS na estratégia dos negócios, “as empresas que alinham as suas prioridades (com os ODS) podem fortalecer o compromisso dos clientes, funcionários e de outras partes interessadas, e aquelas que não o fazem estarão expostas aos riscos crescentes legais e de reputação.”, descreve o estudioso.

Estudados e plenamente adaptados às realidades das companhias e países onde atuam, os ODS podem ser ótima referência “para se moldar, conduzir, comunicar e relatar a forma que a empresa vem gerenciando seus processos e a entrega socioeconômica. Ao inserir na pauta de gestão, é possível definir mercados em potencial e mudanças transformadoras”, concluiu o analista de sustentabilidade e políticas públicas e privadas.
 
arquivo sem legenda ou nome
CLAUDIO ANDRADE é consultor especialista em relatórios de sustentabilidade nos modelos GRI e Relato Integrado – IR -, vem atendendo à várias empresas, desde médias à grandes, influenciando a prática de metodologias direcionadas à inserção da gestão sustentável para o atendimento às demandas sociais e ambientais.  Criador da Matriz Ratio sobre a conexão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) às variáveis de riscos e gestão.
Compartilhar: