Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > WEBINAR PRIMEIRA INFÂNCIA E A INDÚSTRIA DO FUTURO

Noticías

WEBINAR PRIMEIRA INFÂNCIA E A INDÚSTRIA DO FUTURO08/10/2020Esta foi a 1ª edição do evento em formato de webinar e angariou mais de 200 participantes que demonstraram massivo interesse em se engajar nessa causa. Investimentos em educação de base promovem mudanças duradouras na sociedade. O projeto tem como objetivo apoiar empresas interessadas em investir na Primeira Infância.

Nos dias 06 e 07 de outubro, o CIESP CAMPINAS e a FIESP, com o apoio institucional do SESI-SP, United Way, da Sanasa Campinas, da Fundação FEAC, e da Prefeitura de Campinas apresentaram a indústria e empresariado da RMC o webinar: PRIMEIRA INFÂNCIA E A INDÚSTRIA DO FUTURO.

Organizado no âmbito do “Programa Fiesp-Ciesp pela Primeira Infância”, criado para jogar luz sobre a importância do tema para a construção da cidadania, o webinar propôs uma discussão sobre os impactos do desenvolvimento biopsicossocial das crianças de 0 a 6 anos no desenvolvimento de futuras gerações de técnicos e profissionais aptos a participar ativamente do mercado de trabalho.

arquivo sem legenda ou nome
“O webinar Primeira Infância e Indústria do Futuro reafirma o compromisso da Fiesp e do Ciesp em apoiar empresas que tenham interesse em investir nos primeiros anos de vida dos brasileiros e implementar boas práticas dentro de seus negócios”, afirmou Grácia Fragalá, vice-presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Fiesp e diretora titular do Comitê e Núcleo de Responsabilidade Social (Cores) da FIESP e do CIESP.

O Programa Fiesp-Ciesp pela Primeira Infância é uma contribuição significativa para o apoio às crianças de 0 a 6 anos no Estado de São Paulo, seja pelo reconhecimento da importância do tema para a construção da cidadania, seja por favorecer o desenvolvimento biopsicossocial que irá resultar em futuras gerações de técnicos e profissionais aptos a participar ativamente do mercado de trabalho.

Em 2019, a FIESP e o CIESP realizaram a “Série de Workshops Empresários pela Primeira Infância” com o objetivo de apoiar empresas que tem interesse em investir na Primeira Infância, estimulando a implementação de boas práticas que busquem o seu desenvolvimento.

arquivo sem legenda ou nome
Na abertura, José Nunes Filho, diretor titular do CIESP Campinas, destacou o valor agregado ao tema por meio da conscientização, investimentos e aliança entre estado e sociedade civil com foco na prioridade absoluta à Primeira Infância, visando a  garantia dos direitos da criança.

“Esta é uma janela de oportunidades por meio do incentivo à implementação de boas práticas que proporcionem às crianças o melhor início possível no caminho para a vida adulta, assim, construiremos uma sociedade capacitada com profissionais preparados para enfrentar os desafios da era pós-indústria 4.0”, solidificou José Nunes Filho. “São inúmeras as razões para justificar o investimento de tempo e dinheiro do empresariado no desenvolvimento de um indivíduo em seus primeiros anos de vida”, complementou Nunes.

arquivo sem legenda ou nome
Luiz Fernando de Araújo Bueno, diretor do Departamento de Sustentabilidade do CIESP Campinas, foi o moderador do debte, momento em que lembrou do projeto Educação em Valores, uma ação estruturada de forma a debater e propor vertentes para aprimorar a qualidade da educação básica nos 19 municípios que integram o CIESP de Campinas; contribuir para a melhoria do IDEB e dos impactos do processo educativo na comunidade local; colaborar para a instrumentalização nos municípios sobre novas abordagens de desenvolvimento humano; além de atualizar as questões da educação em relação às demandas do cenário atual, no que diz respeito à cidadania planetária e à formação dos futuros profissionais. “Esse trabalho mostra o engajamento do CIESP em uma das áreas mais importantes: a Educação. A partir dessas discussões podemos enriquecer, ampliar as visões de trabalho e contribuir na prática administrativa. Uma educação em valores prevê a formação de maneira ampla e plena, isso é respeito ao ser humano”, afirmou o diretor Luiz Bueno.
 
Durante a sua exposição, Graciá Fragalá, afirmou que diante da quarta revolução industrial, “a indústria 4.0 é cérebro”. Ela frisou que se não for feito esse investimento agora, não vamos ajudar no desenvolvimento social.
 
arquivo sem legenda ou nome
“Como as empresas podem participar de forma ativa na implementação do Plano pela Primeira Infância Campineira (PIC)”, foi pauta conduzida por Paulo Bonilha, médico da Prefeitura de Campinas e membro do PIC- Plano da Primeira Infância de Campinas
 
arquivo sem legenda ou nome
​“A contribuição da educação infantil no desenvolvimento do cidadão e profissional do futuro”, esteve na fala de Christiane Moreira Jorge, supervisora escolar da Rede Sesi-SP
 
E por fim, as apresentações do 06 de outubro, se encerraram com chave de ouro com a palestra: “Investimento social privado e sua contribuição para a Primeira Infância”, conduzida por Jair Resende, superintendente socioeducativo da FEAC.
 
De acordo com especialistas, em nenhuma outra fase da vida as respostas são tão rápidas e tão intensas, e as consequências tão duradouras. Em nenhuma outra etapa, é possível realizar um investimento e ter mais tempo para recolher seus frutos e benefícios.

“O investimento na Primeira Infância é a mãe do desenvolvimento humano, portanto, todos os investimentos feitos nos primeiros anos de vida valorizarão aqueles que forem realizados ao longo da juventude e da vida adulta. O investimento na Primeira Infância é uma oportunidade de nivelar a sociedade desde o ponto de partida, garantindo equidade e eficiência e combatendo conflitos entre valores como meritocracia e igualdade de oportunidades”, fundamentou Christiane Moreira Jorge, supervisora escolar da Rede Sesi-SP.
 
Sancionado em outubro de 2017, o Plano Municipal pela Primeira Infância de São Paulo estabelece políticas públicas, por meio de ações, programas e serviços voltados ao atendimento das crianças de zero a seis anos, e da integração das áreas de Educação, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura e Lazer. O Plano Municipal estabelece que cada secretaria responsável pelo atendimento da criança durante a Primeira Infância elabore planos orçamentários para o financiamento de todos esses projetos.

Todos os profissionais envolvidos no Programa  PRIMEIRA INFÂNCIA E A INDÚSTRIA DO FUTURO, bem como nesse Webinar, reforçaram que a base dessa ação está calcada na construção de uma nova geração para daqui a trinta anos, uma geração mais bem preparada e melhor para o mundo moderno, assim, o programa visa estimular os empresários para o envolvimento com os temas mais macro da sociedade e extrapolem os muros de seus escritórios e fábricas.

Acompanhe, na íntegra, o webinar do dia 06 de outubro:
https://www.youtube.com/watch?v=MjcckworLHE&feature=youtu.be
 
Ações corporativas a favor da Primeira Infância – Desafios, iniciativas e boas práticas
 
No dia 07 de outubro
, a série de palestras do webinar deu espaço para a apresentação dos Cases de Sucesso que já fazem a diferença no mercado.
 
Neste dia a moderação esteve a cargo de Gabriela Bighetti, diretora executiva – United Way Brasil, que realizou a apresentação dos palestrantes e empresas que estarão representadas no painel. Acompanhe como foi essa tão rica programação deste segundo dia, e mais: assista na íntegra em:  https://www.youtube.com/watch?v=H1KPxr19xvU&feature=youtu.be
 

Veja os Cases que enriqueceram a programação dia 07 de outubro:

- Responsabilidade social e a Primeira Infância: como a Sanasa Campinas se engajou nesta causa – Fernando Rossilho – chefia de Relações Institucionais da presidência da Sanasa–Campinas
 
- Creche corporativa – Fabio Amaral Machado, gerente de Recursos Humanos da Bosch – Campinas
 
- Programas sociais – Milena Porrelli Drigo Azal, coordenadora de Programas Sócioeducativos – Instituto Arcor
 
- Políticas de RH – Claudinéia Zorzela, coordenadora de Benefícios RH da Natura
 
- Ações e benefícios para a Primeira Infância – Claudia Takao Niencheski, gerente de Recursos Humanos da Takeda Distribuidora Ltda.
 
Compartilhar:
Comentários:Nenhum comentário foi publicado.

Deixe aqui seu Comentário:

Nome:
Empresa:
Comentário: