Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Workshop Online de Comércio Exterior

Noticías

Workshop Online de Comércio Exterior 14/07/2020 
Texto de Márcia Molinari e Anselmo Riso
 
O Departamento de Comércio Exterior de forma inovadora promoveu, no último dia 02 de julho, sua primeira reunião mensal virtual, o que possibilitou integrar e informar aos membros do grupo de Comex sobre os procedimentos de modernização, implantados nas operações de comércio exterior, a fim de enfrentar a pandemia e outros temas de relevância.
arquivo sem legenda ou nome
A reunião teve a participação virtual de 64 membros e como convidado especial para explanar e debater o tema, o experiente Jorge Alberto Teixeira, consultor e ex - auditor fiscal da RFB, que ratificou a necessidade de perenização dos procedimentos implantados pelos órgãos governamentais. Além disso, foi destacado, principalmente, pelo especialista a necessidade de promover a ampliação da implementação dos artigos previstos no Decreto nº 9.326 de 03-04-2018, Acordo de Facilitação Comercial, para que com isso se tenha mais atrativos e incentivem mais empresas a se habilitarem no regime especial OEA – Operador Econômico Autorizado.
 
Os membros do grupo, além de terem tido a oportunidade de participarem ativamente dos temas em pauta, puderam tomar conhecimento e refletir sobre outros pontos que estão em andamento na gestão de comércio exterior tais como: Gestão de Risco, Inteligência Artificial e Regionalização de Acordos Internacionais.  
arquivo sem legenda ou nomeEsse evento possibilitou o trabalho em novas propostas a serem encaminhadas aos órgãos intervenientes, no sentido de evoluir e promover a agregação de valor para às empresas associadas, as quais contribuem significativamente com o desenvolvimento do Comércio Exterior Brasileiro.
Compartilhar: