Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Gerenciamento de Crise é pano de fundo e foco de atenção

Noticías

Gerenciamento de Crise é pano de fundo e foco de atenção09/07/2020Carla Marins, Comunicação CIESP Campinas

“O gerenciamento de crise é de vital importância para as indústrias, nicho de mercado que precisa trabalhar seus protocolos, a fim de que as respostas aos eventos sejam assertivas e não advindas apenas de reações espontâneas”, declarou o diretor do Departamento de Segurança do CIESP Campinas, Rodrigo Dirani.


arquivo sem legenda ou nome
O diretor do departamento, Rodrigo Villela Dirani, falou sobre a importância de as empresas criarem, dentro das organizações, o Comitê de Crise Permanente, o qual deve estar preparado para todos os tipos de risco, e que assumirá a gestão em caso imperativo.

No webinar, realizado em Junho, foram evidenciados os diversos cenários possíveis aos quais as indústrias estão suscetíveis, “tendo como exemplo principal o real e presente cenário vivido da atual pandemia, que tem impactado, não somente os negócios, mas também e sobremaneira as relações comerciais e a sobrevivência de muitas empresas, mas em especial, vidas”, explicou Dirani.
arquivo sem legenda ou nome
“Nosso foco é oferecer ao associado uma análise sistêmica e planejada, a qual compreenda todo o cenário – passado, presente e futuro -, para que os impactos sejam menores e as respostas mais adequadas, tendo como objetivo sempre preservar e salvaguardar vidas e perpetuar a continuidade dos negócios. ”, discorreu o diretor do departamento.

“Imprevistos, momentos de tensão e acidentes acontecem. Saber lidar com essas situações delicadas, realizando uma boa gestão de crises é fundamental, para garantir a sobrevivência de qualquer negócio. ”, complementou o especialista em Segurança.

Impactos de crise

O gerenciamento de crise tem como objetivo reduzir os impactos de uma crise, ou até mitigar estes riscos os impactos causados por determinado momento de desequilíbrio as Organizações, para que assim, a Industria tenha o mínimo de prejuízo possível, não apenas no aspecto financeiro e a imagem da organização, mas por vezes crises mal gerenciadas, podem perder vidas.

Por isso, da importância do gerenciamento de crise, em três fases, as quais são elas:
  1.  - O momento de se pensar no plano de crise se dá na fase preventiva, ou seja, antes de ter qualquer cenário adverso à organização, envolvendo um time multidisciplinar, no qual  toda a organização avalie os riscos e o modus operandi para cada  mapeamento;

    - A ocasião do nascimento da crise – alocando na prática todo o planejamento estruturado;

    - Em meio à crise, trabalhar com o Plano de Retomada, para estruturação frutífera das atividades.
As três fases acima devem ser pensadas pela alta administração e difundidas para toda a companhia. “Não pense na gestão de crise, durante a crise. Aja preventivamente. ”, concluiu e alertou o diretor do departamento de Segurança do CIESP Campinas, Rodrigo Villela Dirani, que, atualmente, é Gestor de Segurança Empresarial da Robert Bosch, onde é responsável pela Segurança Patrimonial da maior Unidade da América Latina, tendo o desafio de conter perdas e prevenir fraudes, desvios de bens e produtos da Unidade. 

Acesse na íntegra essa apresentação.
 
 
Compartilhar: