Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Webinar: “Catálogo de produtos do portal único de Comércio Exterior”

Noticías

Webinar: “Catálogo de produtos do portal único de Comércio Exterior”15/05/2020Departamento de Comércio Exterior, Anselmo Riso e Márcia Molinari

No último dia 13 de maio, o Departamento de Comércio Exterior realizou seu primeiro Webinar abordando o  tema “Catálogos de Produtos do Portal único de Comércio Exterior”.


arquivo sem legenda ou nome






















O evento contou com a participação de 217 profissionais de todos os segmentos do Comércio Exterior, indústrias, prestadores de serviço e órgãos intervenientes.  Todos tiveram a oportunidade de virtualmente assistir a excelente apresentação do Auditor – Fiscal da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e Gerente de Projetos (Catálogo de Produtos e Harmonização de Dados) do Programa Portal Único de Comércio Exterior Brasileiro, Sr. Sérgio Garcia da Silva Alencar que de maneira didática, demonstrou a importância e os detalhes operacionais do  Catálogo de Produtos que é um dos módulos do Portal Único de Comércio Exterior.

arquivo sem legenda ou nome



















Neste módulo as empresas importadoras e exportadoras deverão preencher as informações referentes a todas as características e atributos dos insumos/produtos a serem importados ou exportados. Estas informações terão como objetivo aprimorar a qualidade das descrições, possibilitando assim, segurança para a correta classificação fiscal, auxiliar na melhor análise de riscos, na definição dos tratamentos administrativos e a concessão de licenças de importação para o “produto” ao invés de licenças para cada operação.

Um dos pontos mais importantes, deste módulo será a integração dos sistemas dos órgãos intervenientes, os dados fornecidos pelas empresas serão compartilhados por todos os órgãos envolvidos na operação, agilizando assim todos os processos de liberação.



arquivo sem legenda ou nome



















O programa Portal Único de Comércio Exterior, em implantação, será uma plataforma que possibilitará o fluxo único de informações possibilitando e integrando sistemas de controle aduaneiro, administrativo e fiscal dos órgãos intervenientes, uma vez que os dados fornecidos pelas empresas serão compartilhados por todos, desburocratizando e agilizando as operações de Comércio Exterior, reduzindo assim o já famoso “custo Brasil”, aumentando a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional.

O Departamento de Comércio Exterior, em linha com estas ações de modernização, está participando ativamente dos grupos de trabalho na construção do Portal Único junto aos órgãos governamentais, está permanentemente apresentando e orientando as empresas associadas sobre todas as etapas do desenvolvimento deste projeto, possibilitando o conhecimento dos detalhes operacionais e agregando valor para o futuro de suas operações.

Link para Apresentação do Catálogo de Produtos

Link para Apresentação das Telas

 
Compartilhar: