Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > CIESP-Campinas traz Revisão do Plano de Bacias PCJ 2020-2035

Noticías

CIESP-Campinas traz Revisão do Plano de Bacias PCJ 2020-203531/01/2020O Plano de Bacias PCJ 2020-2035 está em estágio final de revisão, e para se antecipar às normativas, o CIESP-Campinas, por meio do DMA CIESP/FIESP, realizou palestra, no dia 24 de Janeiro, para dialogar com os representantes da indústria.
arquivo sem legenda ou nomeSegundo o coordenador de Meio Ambiente da FIESP, Alexandre Vilella, o objetivo é aproximar o plano do setor produtivo, esclarecer dúvidas, pactuar questões e apresentar contribuições. “Temos aqui presentes 80% dos representantes dessa Bacia”, valorizou Vilella sobre a importância do quadro associativo do CIESP-Campinas.
 arquivo sem legenda ou nome
Os representantes da Agência das Bacias PCJ destacaram as diretrizes para outorga/licenciamento, propostas de enquadramento dos corpos d´água, alternativas de fontes de abastecimento, investimentos a serem feitos, dentre inúmeros outros aspectos de interação com o setor produtivo. Além da apresentação sobre os cadernos de enquadramento e da garantia do suprimento hídrico.
 arquivo sem legenda ou nome
O diretor do DMA Campinas, Stefan Rohr, lembrou da volatilidade do tempo, bem como dos recursos hídricos, quando se fala em planejamento estratégico e reservas de água para a nossa região, a qual carece deste excedente.
 
O representante do CIESP-Campinas, Coordenador da Câmara Técnica do Uso e Conservação da Água na Indústria das Bacias PCJ, Jorge Mercanti, reforçou a importância da indústria realizar ações preventivas e de sustentabilidade hídrica, entre as medidas de maior relevância, o representante e especialista da indústria destacou: “a importância do programa de perdas, o tratamento de efluentes domésticos, o reúso quando o balanço hídrico for favorável, transposição de bacias, construção de barragens, programa de reflorestamento de nascentes e áreas de recarga do aquífero e, sobretudo, o uso racional da água pela população”, valorizou e exemplificou.

Estiveram também na condução do evento: Sérgio Razera, diretor-presidente da Agência PCJ;
André Navarro, secretário-executivo adjunto dos Comitês PCJ; Fernando Santos, integrante do depto. de Desenvolvimento Sustentável do CIESP; e Sidnei Agra, representante da Empresa Profill - contratada para elaboração do Plano de Bacias PCJ 2020-2035.

 
Compartilhar: