Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Palestra do CEO Fábio Barbosa fortalece os dez anos do Departamento de Sustentabilidade

Noticías

Palestra do CEO Fábio Barbosa fortalece os dez anos do Departamento de Sustentabilidade29/10/2019Carla Marins, Comunicação CIESP-Campinas

Nesta 6ª feira, dia 25, o CIESP-Campinas recebeu em sua sede, lideranças e executivos que foram peças-chave na construção e na história do Departamento de Sustentabilidade da Regional, que completa nesta data dez anos de existência e muita atividade.


Liderado pelo professor e acadêmico, o diretor titular Luiz Fernando Bueno, vem construindo para o departamento de Sustentabilidade do CIESP-Campinas uma caminhada promissora e que consolida uma base forte e integrada com as demais áreas da casa da indústria, visando a integração massiva de todos os stakeholders na construção de organizações e companhias que tem a sustentabilidade permeada e integrada a toda a sua cultura e compliance. "Sustentabiliade é a consciência de que parte não existe sem o todo e o todo não existe sem a parte, isso é física quântica.", descreveu emocionado.

Fábio Barbos falou sobre os “Novos Conceitos e Desafios para o Futuro: na condução de, administrador e executivo brasileiro”. “O empresário de hoje deve estruturar sua política de Sustentabilidade atento e prevendo a cultura de uma geração futura, no mínimo. Muitas empresas estão perdendo mercado, por idealizar produtos e serviços sem prever a legislação que poderá estar vigente nos próximos anos, além da cultura que poderá ditar a sociedade nesse cenário. Temos hoje um ‘futuro’ bem próximo, que vem carregado, sempre, com muita mudança e diferença na atitude e ação dos consumidores”, descreveu o CEO.

Ao falar da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, Fábio Barbosa lembrou de ramificações do processo, como é o caso da logística reversa, e que demandam toda uma responsabilidade compartilhada com o consumidor, “esse é um ciclo que envolve diversos stakholders e demanda muito planejamento de liderança da empresa responsável pelo produto”, analisou.

Fábio Barbosa é membro dos conselhos do Itaú-Unibanco, da Gávea Investimentos, da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), da Natura Cosméticos e da Hering. Fábio Barbosa foi presidente do Banco ABN Amro Real, Santander Brasil, Febraban e Abril Mídia. Atualmente, também é presidente do Instituto Empreender Endeavor; vice-presidente do conselho da Fundação Itaú Social, e membro do Conselho do Centro de Liderança Pública (CLP) e da UN Foundation - para apoio à ONU.
Para ilustrar e prestigiar esse cenário tão dinâmico, por meio diversos atores que o compõe, na solenidade, foram prestigiados, Natal Martins, diretor titular do CIESP-Campinas, na época, responsável pela criação do departamento; José Raul Fabbri, Coordenador do Núcleo Econômico Ambiental e do Fórum Permanente para Discussão da Sustentabilidade; Liliana Mussi, Coordenadora dos Núcleos de Ação Social e Orientação ao Investimento Social Privado – ISP. Além de demais lideranças e especialistas que palestraram e produziram conteúdo que fez a diferença ao longo destes anos, dentre eles: Janaina Macedo; Alcino Vilela; Rosane Arazão; Ivan Rigoletto; Alexandre Frederich; e Carina Cintra.

Fizeram as honras da casa também o diretor titular em exercício e diretor estadual de Produtos, Serviços e Negócios, José Henrique Toledo Corrêa; e o 1º vice-diretor, Alfeu Cabral. Esteve presente ainda, o  Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes.


Um coquetel ao final da palestra integrou a todos e permitiu que os presentes brindassem esse momento repleto de valor agregado, para a casa da indústria e, consequentemente para os seus associados.

Acompanhe como foi na nossa Galeria de Fotos.
 
 Toda equipe do CIESP-Campinas.
 
Imagens por: Ricardo Lima
Compartilhar: