Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Oportunidades da cadeia de Logística Reversa são foco de workshop

Noticías

Oportunidades da cadeia de Logística Reversa são foco de workshop04/10/2019Nesta quarta-feira, 2 de outubro, a entidade destacou mais uma vez as grandes oportunidades presentes na cadeia da Logística Reversa. Essa é uma cadeia extremamente complexa e ao mesmo tempo rica. A Logística Reversa engloba a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê a isonomia para os signatários ou aderentes a acordos setoriais, incluindo ainda a política Estadual de Resíduos Sólidos e, finalmente, os produtos após o uso pelo consumidor sujeitos a logística reversa no Estado de São Paulo.
As realidades e desafios da logística reversa de resíduos sólidos foram apresentadas e discutidas à luz das experiências em andamento e oportunidades de negócios.
 
Na condução dos trabalhos, esteve o coordenador de Meio Ambiente da FIESP, Alexandre Vilella. O especialista enfocou os Desafios e Novidades da Logística Reversa de Embalagens em Geral.
 
Desde junho de 2018, ficou estabelecido o procedimento para a incorporação da logística reversa no âmbito do licenciamento ambiental, em atendimento a Resolução SMA nº 45, de 23 de junho de 2015. Lembrando que são considerados como “fabricantes” os detentores das marcas dos respectivos produtos, bem como aqueles que em nome destes realizam o envase, a montagem ou manufatura dos produtos.
O empresário André Navarro, da RCR Ambiental, fomentou no diálogo os aspectos a serem trabalhados pelos principais players dessa cadeia. Dentre os instrumentos estão os acordos setoriais, termos de compromisso e o regulamento a ser seguido.

Vale lembrar que todos os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes dos produtos relacionados no Artigo 2º, § único da Resolução SMA nº 45/2015; bem como os de tintas imobiliárias, cujas embalagens vazias estão sujeitas à logística reversa conforme a Resolução Conama 307/2002 e suas alterações; são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa.
 
Na moderação do workshop o diretor do Departamento de Meio Ambiente do CIESP-Campinas, Stefan Rohr, que sempre traz como a base para o sucesso dessa Logística a consciência e atuação prática de todos os stackholders, “já que como o próprio nome diz, para que a logística aconteça na prática, é necessária a atuação consciente de cada integrante do processo em cada etapa específica”, relatou. Prestigiaram ainda o evento, na abertura e boas-vindas aos presentes, o diretor titular em exercício, José Henrique Toledo Corrêa; e o diretor do Departamento de Sustentabilidade, Luiz Fernando Bueno.

O evento ainda contou com a ilustre presença do Secretário Municipal do Verde, Rogério Menezes, e com a diretora desta secretaria, Andrea Struchel.
 
Acompanhe na íntegra a apresentação.
 
Álbum de Fotos:
Workshop Logística Reversa


Workshop Logística Reversa Workshop Logística Reversa Workshop Logística Reversa Workshop Logística Reversa Workshop Logística Reversa Workshop Logística Reversa Workshop Logística Reversa Workshop Logística Reversa Workshop Logística Reversa Workshop Logística Reversa Workshop Logística Reversa Workshop Logística Reversa Workshop Logística Reversa
Imagens por: Ciesp-Campinas
Compartilhar: