Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > CIESP-Campinas oferece Treinamento CTF do IBAMA

Noticías

CIESP-Campinas oferece Treinamento CTF do IBAMA20/09/2019arquivo sem legenda ou nomeCarla Marins, Comunicação CIESP-Campinas

Mais de 100 executivos estiveram presentes, e, após o evento, a fila para falar com o técnico do IBAMA e esclarecer dúvidas sobre as normas que, se não preenchidas corretamente, podem levar a diversas inconformidades no sistema do CTF.


A última 4ª feira, dia 18, foi de extrema importância para os associados e empresários da região metropolitana. O CIESP-Campinas, através do DMA CIESP/FIESP, trouxe a oportunidade de diálogo com o IBAMA, por meio do Treinamento para o Cadastro Técnico Federal, conduzido pelo analista Ambiental do IBAMA, Bruno Buys.

arquivo sem legenda ou nomeCom destaque na pauta à revisão normativa ocorrida no ano de 2018, no qual se destacam as INs 11 e 12, o CTF - Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos ambientais. A Instrução Normativa IN nº 11 de 2018, alterou a IN nº 6 de 2013, bem com a Instrução Normativa IBAMA nº 12 de 2018 instituiu o Regulamento do Enquadramento de Atividades no CTF/APP.

Desta forma, o CTF passa a ter um cadastro unificado e também inclui as app´s identificadas em normativas, posteriores à PNMA, como por exemplo, em Resoluções CONAMA.
arquivo sem legenda ou nome
Assim, com as Fichas Técnicas de Enquadramento, cada app tem uma FTE, que define, detalha e delimita os entendimentos sobre seu escopo e abrangência. “Nosso objetivo é qualificar o empresário e o executivo responsável, de forma a incluirmos na base do IBAMA apenas àqueles que realmente tenham as suas atividades dentro do Regime de Enquadramento”, no treinamento o analista Ambiental do IBAMA, Bruno Buys, explicou que muitas empresas, principalmente as de pequeno porte, se inscrevem sem a necessidade, já que não exercem atividade enquadrada no CTF.”

arquivo sem legenda ou nome
Para as empresas a oportunidade significou clareza e entendimento das informações contidas no Cadastro. “Agregou muito valor participar do Treinamento Cadastro Técnico do IBAMA, oferecido pelo CIESP – Campinas. Muito bem organizado, o evento proporcionou o esclarecimento de muitas dúvidas sobre o tema proposto, especialmente sobre legislação ambiental. O representante do IBAMA demonstrou conhecer muito bem o assunto e respondeu claramente às todas as perguntas que lhe foram dirigidas”, declarou Silverlei Cerqueira - Técnico Segurança/EHS – Motorola.

Para acessar a apresentação, clique aqui.

Já para acessar o  Anexo I IN nº 6 de 2013, clique aqui.
Compartilhar: