Whatsapp
Portal Ciesp > COVID-19 > Notícias > CIESP CAMPINAS INTEGRA FÓRUM DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA REGIÃO DE CAMPINAS

Noticías sobre o COVID-19

CIESP CAMPINAS INTEGRA FÓRUM DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA REGIÃO DE CAMPINAS19/10/2021Carla Marins, Comunicação CIESP Campinas.

Participaram do evento, representando o CIESP Campinas, o diretor titular, José Nunes Filho e o diretor jurídico, Dr. Valmir Caldana. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, há muitas vagas para Aprendizes a serem preenchidas pela Indústria, Comércio e Serviços.
arquivo sem legenda ou nome
O CIESP Campinas participou do lançamento do Fórum de Aprendizagem Profissional e integra o comitê organizador desse projeto, o qual é composto pela Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente - Coordinfância/MPT na 15ª Região, o Juizado Especial da Infância e Adolescência - JEIA do TRT 15ª Região, a Gerência Regional do Trabalho em Campinas, o Fórum de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem Profissionalizante da Região de Campinas, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMCDA Campinas, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP Campinas e o Sindivarejista de Campinas e Região.

Na condição de representante da classe industrial, o diretor titular José Nunes Filho, descreve que o CIESP Campinas apoia a iniciativa e reconhece o valor desse estímulo para geração de mais emprego e mão de obra qualificada",  validou o diretor titular José Nunes Filho.

arquivo sem legenda ou nome
O diretor jurídico, Valmir Caldana, salientou o valor agregado através do convite para integração da entidade ao Fórum: “Ficamos muito lisonjeados com o convite feito pelo Gerente Regional do Trabalho de Campinas, Dr. Carlos Alberto de Oliveira, para participar do Fórum de Aprendizagem de Campinas e Região. Consideramos essa uma parceria de alta produtividade, em prol do jovem trabalhador, que muitas vezes, não consegue emprego por conta da falta de experiência profissional. “Como entidade industrial trabalharemos em parceria com a Gerência do Trabalho de Campinas, tendo por objetivo, proporcionar formação inicial para os jovens aprendizes.”, complementou o coordenador da Divisão Trabalhista do Departamento Jurídico, Roberto Bandiera Júnior.

Na ocasião, a diretora do DHO, Lúcia Rosolen, parabenizou as valorosas contribuições, “por meio das quais pudemos ver como o tema fala ao coração daqueles que ali estiveram expondo. Foi muito importante esse compartilhamento.”, salientou.

arquivo sem legenda ou nome
O evento, realizado no dia 18 de outubro, no formato híbrido, online – através da plataforma Zoom -, e presencialmente, no auditório do Teatro do SESI Amoreiras, integrou  diversas Autoridades do MTE, PRT, TRT-15, TRT-9, Sindicatos e CIESP Campinas. Foram cerca de 40 pessoas presencialmente e mais de 80 participantes online. Representando o CIESP Campinas também esteve presente o 1º vice-diretor, José Henrique Toledo Corrêa.


Empresas e indústria devem estar atentas às exigências da lei, art. 429, que responsabiliza os estabelecimentos de qualquer natureza a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mínimo, e quinze por cento, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional. (Redação dada pela Lei nº 10.097, de 2000).


Segundo explanação feita pelo Ilustre Gerente Regional do Trabalho, Dr. Carlos Alberto de Oliveira, o Fórum contará com a participação efetiva do Poder Público, o qual também poderá participar e contratar Aprendizes oferecendo ensinamentos profissionais.

O lançamento contou ainda com a presença online do Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, que foi Procurador do Trabalho em Campinas e trabalhou com muita dedicação para que a Lei 10.097/2000 fosse sancionada, alterando os artigos da CLT que tratam dos Aprendizes.
arquivo sem legenda ou nome
A cerimônia de lançamento do Fórum realizou respeitável homenagem póstuma à Dra. Marília de Oliveira Silva (Auditora Fiscal do Trabalho), que foi coordenadora do Grupo de combate ao trabalho infantil e proteção a adolescente.

Ao final do Evento, foi declarado aberto o Fórum de Aprendizagem Profissional da Região de Campinas sendo que os trabalhos relativos aos Projetos de contratações de Jovens Aprendizes iniciados.
 
arquivo sem legenda ou nome
O ciclo de palestras abordou:  Desafios e Potencialidades  que se Apresentam na Aprendizagem Profissional - Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca - Desembargador TRT9-PR; A Atuação da CoordInfância/MPT15 na Aprendizagem - Dr. Rosivaldo da Cunha Oliveira - Procurador do Trabalho/MPT 15; A Aprendizagem Social e seus Benefícios para a Sociedade - Dr. João Batista Martins Cesar - Desembargador do TRT15; A importância da Formação Profissional e o Desenvolvimento de Pessoas para as Empresas - ABRH-SP - Associação Brasileira de Recursos Humanos; O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a participação das Entidades Formadoras na Aprendizagem Profissional  - CMDCA Campinas; Política Pública: Construção Coletiva e Trabalho em Rede - Carlos Alberto de Oliveira - Gerente Regional do Trabalho em Campinas; Estratégias de Fiscalização na Aprendizagem Profissional da Lei 10.097/2000 - Dr. Vanderlei Polizel - Chefe SEINT/GRTB-Campinas.
Compartilhar: