Whatsapp
Portal Ciesp > COVID-19 > Notícias > RETOMADA DE AGENDA DE REFORMAS É ESSENCIAL PARA MANTER CRESCIMENTO, DIZ SKAF

Noticías sobre o COVID-19

RETOMADA DE AGENDA DE REFORMAS É ESSENCIAL PARA MANTER CRESCIMENTO, DIZ SKAF12/01/2021O PIB brasileiro cresceu 7,7% no 3º trimestre com relação ao 2º trimestre de 2020. A indústria total registrou avanço de 14,8% e a indústria de transformação alta de 23,7%. Além de recuperar parte da queda registrada no período de abril a junho, esse aumento do PIB no 3º trimestre é o maior da série histórica. No caso da indústria total e de transformação, os resultados também são recorde.

Os dados atestam o que os indicadores mensais sinalizavam rápida e forte retomada da atividade econômica, puxada principalmente pelo comércio e indústria. As medidas econômicas adotadas pelo governo federal na área de crédito, emprego e de transferência de renda foram cruciais para a rápida reação da economia. Para este ano, projetamos queda de 4,5% do PIB. (Os pessimistas estimavam queda de até 9%).

Para 2021, acreditamos que o PIB pode crescer 4%, mas para tanto, é fundamental o retorno ao controle orçamentário com o respeito à lei do teto de gastos. Além disso, para termos crescimento nos próximos anos, será essencial a realização da reforma tributária e de reformas fiscais que garantam a sustentabilidade do teto dos gastos e do equilíbrio das contas públicas, como a Reforma Administrativa e a PEC Emergencial. A retomada da agenda de reformas deve ser o norte para que o Brasil não perca as conquistas dos juros baixos e inflação controlada, e para que a economia volte a crescer e gerar os empregos de que o Brasil tanto precisa.

Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp 
 
Compartilhar: