Whatsapp
Portal Ciesp > Canal Interativo > Artigos > Agora sim, uma solução duradoura e permanente contra a corrupção e a violência

Artigos

Agora sim, uma solução duradoura e permanente contra a corrupção e a violência08/08/2016Por: Carlos Sebastião Andriani

É doutor em Gestão pelo ISCTE – Lisboa – Portugal, mestre em Ciências da
Educação e Valores Humanos e professor de Ética para pós-graduação.
É responsável pelo desenvolvimento do Sistema Dia de Gestão com base nos
Valores Humanos, aplicado em 10 mil empresas no México. Preside a Associação
Douglas Andreani e é diretor executivo da Fundação Douglas Andreani, criadora
da Vila Antiga em Campinas (Centro de Formação de Professores). É seguidor das
ideias do educador indiano Sathia Sai Baba na aplicação dos valores humanos nas
escolas.


O Movimento Abraçar está se alastrando, gerando resultados concretos quanto à atuação na causa primária da corrupção e violência - a busca da união da sociedade para obter o cumprimento da constituição quanto à oferta de vagas em creches para 100% das crianças de nosso país, com o acréscimo da aplicação nas escolas infantis de um modelo Pedagógico formador do caráter.

Já em agosto de 2010, o professor Doutor Tadeu Jorge, na época, Secretário da Educação de Campinas-SP e hoje Reitor da UNICAMP, implantou na cidade, o mês da Educação Infantil. O Governo Federal seguiu o mesmo caminho com a Lei 12.602/2012 oficializando o tema para todo o país.

A sociedade em geral percebe, de forma equivocada, a educação infantil unicamente como alfabetização, cujo processo ocorre basicamente a partir dos 5 anos de idade. O que ocorre é que a formação do caráter é realizada principalmente dos zero aos 7 anos de idade. Desta forma, quando surge o momento da alfabetização, boa parte do período que equivale às janelas de oportunidade para formação dos valores da criança já passou.

Esta comemoração do mês de agosto tem como função básica gerar esclarecimentos e atualizações sobre o movimento da educação que deve existir antes mesmo da alfabetização. Enquanto que um adulto pode ser alfabetizado com certa facilidade, alterar o caráter de um indivíduo adulto já não é coisa fácil de conseguir. Os valores fixados na infância estarão presentes em cada decisão do ser adulto.

As discussões sobre esta temática pelo país acabaram gerando o Movimento Abraçar que nasceu em Fortaleza-CE e já envolveu o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Secretaria de Educação, o Prefeito de Fortaleza e empresários, tendo sido levantada a bandeira da necessidade de união da sociedade visando assegurar que a Constituição seja cumprida, e que sejam ofertadas creches e escolas infantis para todas as crianças, ao mesmo tempo em que estas devem contar com Projeto Pedagógico formador do caráter. Esta temática já está sendo discutida também com o Ministério Público Estadual de Minas Gerais e do Distrito Federal.

O MEC possui legislação sobre o tema, tendo fixado o papel das escolas infantis para até 6 anos de idade como o da formação do ser humano integral, o desenvolvimento dos valores da solidariedade, de atitudes ética e conhecimento de si. Desta forma, não falta base legal para que as escolas se estruturem para este caminho, muito embora as estatísticas não demonstrem esta prática como normal em nosso país.

O CIESP-Campinas tem divulgado que, a cada 10 jovens demitidos do trabalho, 9 o são por problemas de conduta, as quais estão desvinculadas a valores base. As empresas, em sua rotina de trabalho, não devem assumir uma reeducação dos jovens, cujo papel básico cabe às creches e escolas infantis.
Na UNICAMP estará ocorrendo o Congresso Internacional de Educação Infantil da América Latina e Caribe, nos dias 23 a 26 de agosto.

Dia 29 de agosto, em Fortaleza-CE, haverá um Congresso sobre educação infantil, com a presença do prof. Tadeu Jorge como palestrante. Neste evento deve ser assinado um TAC da Prefeitura de Fortaleza com o Ministério Público Federal, que inclui a votação de lei municipal que estabelece que todo professor de escola infantil, além da formação em Pedagogia, deverá ser preparado para a formação dos valores e do caráter das crianças.

Nesta data será lançado pela ONG - Instituto Myra Eliane, a oferta de apoio gratuito para as escolas que estejam buscando a atualização de seus projetos pedagógicos. Este instituto ainda está preparado para realizar o reconhecimento de educadores e escolas que se destacam pela formação do caráter das crianças. A ONG conta com apoio da ADA-Associação Douglas Andreani, entidade que possui os projetos da Creche-Escola Infantil do Monte Cristo e da Vila Antiga, ambos em Campinas-SP.

No mês de agosto de 2010 foi inaugurada a Vila Antiga em Campinas, instituição que tem com uma de suas prioridades a formação dos professores das escolas infantis visando à formação do caráter na fase infantil. No dia 20 de agosto, acontecerá a comemoração dos seis anos de existência da Vila Antiga com palestras para professores e diretores de escolas infantis. Este evento estará aberto ao público em geral.

Finalmente começa a surgir luz no final do túnel para reduzir as mazelas sociais, que tem por origem, a falta da educação de nossas crianças e a falta de entendimento do sentido da palavra educação, que está vinculada primeiramente à formação dos valores da pessoa, em sua sequência, a preparação para a vida em sociedade visando a sua existência.

A educação não é uma alternativa e sim a única saída para que o nosso país possa resgatar os valores da nação e permitir que haja Ordem e Progresso! Vamos repensar a educação em nosso país. Vem aí uma nova educação! Como cidadão, Participe do Movimento Abraçar para contribuir para acelerar os processos de mudanças tão necessários neste momento. Cada criança resgatada com oferta de escola infantil será um indivíduo com igualdade de oportunidades. Não podemos mais conviver com a injustiça, com o privilégio para poucas crianças e com muitas delas sem creches, sem a geração de alicerce para o exercício da cidadania e sem a oportunidade de condições para serem felizes.

A HORA É AGORA. PARTICIPE! NÃO FECHE OS OLHOS PARA A INJUSTIÇA SOCIAL! MOVIMENTO ABRAÇAR – UM MOVIMENTO DE TODOS.
Compartilhar: