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Networking de Festas09/12/2013

Por VANDERLEI GARCIA - ActionCOACH


Como a temporada de festas está chegando, muitos de vocês estão se perguntando se este é um bom momento para comercializar seus produtos/serviços.
 
Afinal, não está todo mundo preocupado com as compras e esperam até o próximo ano para tomar decisões de negócios?
 
Vamos abolir este mito para sempre: "O Natal é um mau momento para comercializar o seu produto/serviço".
           
Eu quero sugerir que as festas são o MELHOR momento para comercializar o seu negócio - especialmente se você é proprietário de uma empresa de serviços profissionais.
 
Por quê?
 
Porque, mesmo que o networking seja uma coisa boa para se realizar durante o resto do ano, é mais natural e real durante as festas.
 
Eu terei mais pessoas em minha casa nas próximas semanas do que eu tenho no ano inteiro. É uma grande oportunidade de encontrar velhos amigos, clientes e associados, discutir como o ano passou e compartilhar suas metas para o ano que vem.
 
Então, como você pode tirar proveito do networking das festas? Aqui estão algumas dicas:

- Aceite todos os convites. Lembre-se que esta oportunidade de se encontrar com tantas pessoas pode não vir novamente no próximo ano. Também preste atenção nos eventos de festas em sua organização profissional, câmara de comércio ou em outros grupos empresariais.

- Vá à festa preparado. Traga abundância de cartões de visita e uma caneta. Torne o fato de fazer novas conexões substancial. Em outras palavras, uma conexão significa uma conversa cara a cara de 10 minutos ou mais.

- Existem dois tipos de pessoas: com as quais você vai se conectar em uma festa (não, não falo dos bêbados ou sóbrios) - as pessoas que você conhece e as pessoas que você não conhece. Para os que conhece, pergunte sinceramente sobre como está passando e como o negócio foi neste ano. Para os que você não conhece, esteja preparado com o seu "discurso de elevador". Esta deve ser uma descrição de como a sua profissão pode beneficiá-los, e não o seu cargo.

- Dedique mais tempo fazendo perguntas e ouvindo, do que falando. Esta é realmente a chave para networking eficaz em festas. "Como é que a empresa está caminhando? Como as mudanças na economia afetaram o seu negócio? Quais são seus planos para crescimento em 2014? Que tipos de clientes você está procurando nos dias de hoje?"

- Tenha uma estratégia para permanecer em contato. O que adianta se conectar com todas essas pessoas e nunca vê-las novamente? Não caia na rotina de sugerir que devem se reunir para um almoço e nunca mais fazer contato.

- Faça acompanhamento de seus novos prospects depois da festa, se for o caso. Se alguns tópicos surgirem, realize um telefonema, em poucos dias, com um propósito muito específico.

- Mantenha a mente aberta. Se você está no lugar certo, na hora certa, você pode fazer algumas conexões de negócios muito rentáveis. Se nada acontecer, agora, pelo menos você terá semeado algumas sementes para o futuro.

- Não beba ou coma demais: Não se esqueça de divertir-se! 
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