Whatsapp
Portal Ciesp > Canal Interativo > Artigos > O poder de um objetivo em comum

Artigos

O poder de um objetivo em comum11/11/2013
Por VANDERLEI GARCIA - ActionCOACH

Se você é o líder de uma equipe, um dos mais poderosos meios para unir as pessoas é fazer com que todos trabalhem com um objetivo comum.
 
Se as pessoas apenas aparecem para trabalhar diariamente e só espera-se delas que façam o seu melhor, isto não é muito inspirador, além de saber que "eu fiz um bom trabalho hoje". Quando as pessoas se deparam com um desafio, quer se trate de uma adversidade ou não, você está tocando em um sentimento de “pertencimento” - inclusão. No fundo, as pessoas querem sentir que são parte de alguma coisa significativa e que são vistas pelos outros como uma parte importante desta alguma coisa.
 
Quando uma equipe tem um objetivo comum que é significativo, ela cria esse significado. O ponto chave para isto é uma meta que deve ser inspirada pelo líder quando ele for se comunicar, e a inspiração e entusiasmo serão absorvidos pela equipe. Quando uma meta é comunicada de tal forma, os sentimentos do líder são transferidos para a equipe e o efeito serão pessoas agindo com um senso de propósito.
 
Quando realizamos o Alinhamento com a Equipe de um determinado cliente, aí começa o entendimento da equipe sobre como o dono pensa, o que realmente quer e quais metas tem como foco para o negócio, as vezes os proprietários tem algumas metas difíceis que buscam, mas com sua divulgação e entendimento de propósito a equipe é engajada e então os objetivos ficam claros como cristal e animam a todos. A diferença é surpreendente.
 
Então, em uma escala de 1-10, como você classificaria o poder de seus objetivos para sua equipe? 
 
E na mesma escala, como você avaliaria o quão bem você tem se comunicado com eles? 
Compartilhar: