Whatsapp
Portal Ciesp > Canal Interativo > Artigos > 10 Dicas para Ensinar seu Filho a ser um Empreendedor

Artigos

10 Dicas para Ensinar seu Filho a ser um Empreendedor18/10/2013
Por VANDERLEI GARCIA - ActionCOACH

Qual empresário não deseja um sucesso empresarial semelhante para os seus filhos? Se eles têm a esperança de um dia passar a empresa familiar ou poder ver seu filho criar a sua própria. Aqui estão os passos para ensinar seus filhos a se tornarem futuros empreendedores:
 
1. O estabelecimento de metas é fundamental para o sucesso de seu futuro:
 
Ensinar aos seus filhos como definir e alcançar seus objetivos é uma atividade divertida e emocionante! Você sabia que os objetivos escritos têm uma probabilidade 80% maior de ser alcançada? Imagine as possibilidades que isto gera!
Como ensinar: Peça aos seus filhos para definirem e escreverem os seus 10 principais objetivos e, depois, escolha o objetivo que teria maior impacto positivo em sua vida. Esse objetivo deve ser o seu foco principal. Em seguida, anote as medidas necessárias para alcançar esse objetivo emocionante e incentive-os a entrarem em ação para seguir esses passos imediatamente.
 
2. As Crianças devem aprender a reconhecer as oportunidades:
 
Muitas pessoas nunca encontram o seu pleno potencial, porque eles não conseguem reconhecer as oportunidades. Ensinar os seus filhos a buscarem as oportunidades e a agirem sobre elas, isso contribuirá diretamente para o seu nível de sucesso no futuro.
Como ensinar: Elogie seus filhos ao apontarem pequenos problemas ou contratempos em suas vidas que lhes causem angústia, tais como: sanduíches esquecidos na hora do lanche escolar ou por não serem capazes de alcançar os itens em uma prateleira mais alta. Debata as soluções como resolver seus problemas. Isso vai ensiná-los a se concentrarem na criação de soluções positivas, em vez de se concentrarem no problema em si. Este hábito lhes permitirá criar ideias lucrativas em seus futuros negócios.
 
3. "Vender" ocorre em todas as áreas da vida:
 
Esta habilidade levará uma vida inteira, pois é aplicada a todos os tipos de empresas e carreiras. Com na venda de produtos e serviços para os clientes ou para aumentar o capital dos investidores, esta habilidade é vital para o sucesso de qualquer negócio.
 
Como ensinar: Incentive seus filhos a começarem com pequenos projetos como vender seus brinquedos antigos, vendendo brigadeiros para os vizinhos, ou vendendo produtos artesanais. Deixe-os precificar seus produtos, vender aos clientes e facilitarem as transações quando as vendas forem feitas.
 
4. É necessária uma literatura financeira.
 
Esta é uma área em que todos poderemos ajudar. Ensinar as crianças sobre como lidar com dinheiro em uma idade precoce irá incutir uma base financeira que as escolas muitas vezes não conseguem ensinar.
 
Como ensinar: Dê aos seus filhos a oportunidade de ganhar o seu próprio dinheiro através de tarefas, o seu próprio negócio, e ajude-os em seu negócio. Ensine-os a como pagarem-se primeiro e depois retribuir. Eduque-os sobre como investir e como o dinheiro poderá ser usado para criar mais dinheiro no futuro. Ajude-os a criar uma conta bancária (poupança) e a aprenderem mais sobre como fazer um orçamento de sua renda.
 
5. Incentivar a criatividade irá lhes dar habilidades de marketing.
 
Ensinar as crianças sobre o marketing é uma ótima maneira de prepará-las para atrair clientes para o seu futuro negócio. Como você sabe, sem clientes, mesmo o melhor negócio, irá falhar. Esta é uma habilidade muito benéfica para ser aprendida enquanto jovem.
 
Como ensinar: Motive seus filhos a começarem a observar as peças de marketing como outdoors, banners promocionais na frente de empresas, anúncios impressos em revistas e comerciais de televisão/rádio. Pergunte o que lhes chama a atenção na mensagem e também os questione sobre como identificar coisas como: o título, subtítulo, e "chamada à ação" Incentive-os a criar os seus próprios materiais de marketing para as suas ideias de negócio.
 
6. A maioria das escolas estão erradas sobre o fracasso:
 
Na escola, todos nós fomos ensinados que o fracasso é ruim. Na área empresarial, a falha pode ser uma boa coisa se uma lição positiva for aprendida. Napoleon Hill, autor de "Pense e Enriqueça", afirma que: "Todo fracasso traz consigo a semente de um benefício igual ou maior".
 
Permitir que seus filhos falhem irá forçá-los a criar novas maneiras de realizar seus objetivos e aprender com seus erros. Isto levará a crianças a confiarem que devem perseverar em tempos difíceis.
 
Como ensinar: Esta lição é simples. Quando os seus filhos não conseguirem, não os puna, mas discuta os fatores que levaram ao fracasso e debata formas de evitar que isso aconteça novamente no futuro. Sempre procure encontrar a "lição de aprendizagem" em cada adversidade e incentive seus filhos a nunca desistirem.
 
7. A comunicação efetiva melhora todos os relacionamentos:
 
A maioria das crianças de hoje são terríveis na comunicação frente a frente ou até mesmo por telefone, isso por causa da popularidade das mídias sociais e mensagens de texto. As empresas de sucesso exigem que as pessoas realmente falem uns com os outros. Ensinar os seus filhos a se comunicar, efetivamente irá proporcionar que tenham vantagem nos negócios e em suas relações pessoais.
 
Como ensinar: Primeiro, dê o exemplo. Ensine seus filhos a serem educados e respeitosos. Mais importante ainda, pratique que mantenham o contato visual quando falarem com as pessoas. Ao usar o telefone, ensine seus filhos a falarem devagar e claramente. A atividade bônus seria praticar a comunicação com seus filhos com e-mails. Não lhes permita abreviar palavras e frases, mas em vez disso, que escrevam frases gramaticalmente corretas, que fluam juntas e transmitam uma mensagem completa.
 
 
8. A arte de retribuir cria felicidade:
 
Por que começar um negócio se ele não apoiar uma causa maior? É importante que os seus filhos desenvolvam a característica de ajudar aos outros. Este atributo irá permitir que seus filhos sejam humildes durante os períodos de grande sucesso e lhes irá dar a percepção de que um negócio bem sucedido proporciona benefícios não só a ele que é o proprietário. As pessoas que contribuem para o sucesso dos outros vivem uma vida feliz e contente.
 
Como ensinar: Quando fizer um brainstorming de ideias de negócios com seus filhos, peça-lhes para escolher uma instituição de caridade ou causa especial para apoio com uma parte da renda que eles gerarem. Explique o conceito de que todas as grandes empresas contribuem para melhorar a vida de outras pessoas.
 
9. Independência gera confiança:
 
Será que você não adoraria ter filhos independentes e bem sucedidos? É óbvio que sim! A mentalidade empreendedora faz com que as crianças dependam de si próprias para o seu próprio sucesso, o que os leva a serem adultos mais bem formados e futuros líderes.
 
Como ensinar: A próxima vez que seus filhos pedirem dinheiro para comprar seu brinquedo favorito, esta será a sua oportunidade de pedir-lhes para debater maneiras de criar o dinheiro através do empreendedorismo. Isto irá inspirar o pensamento criativo e que fará com que a veia empresarial pulse.
 
10. Aproveite a vantagem de se tornar um líder agora:
 
As crianças são ensinadas na escola a seguirem o fluxo e obedecerem as regras. Eles são programados para aprenderem e memorizar fatos em vez de se tornarem pensadores independentes. O Empreendedorismo força as crianças a pensarem "fora da caixa", criarem soluções únicas e liderar os outros. Isso fará com que seus filhos se tornem líderes em uma idade mais jovem, e isso resultará em mais renda, oportunidades e autoconfiança, em suas vidas.
 
Como ensinar: Dê aos seus filhos a oportunidade de levar seus amigos em atividades divertidas, tais como: esportes ao ar livre, clubes de leitura, prática de música e projetos de pequenas empresas. Você também pode incentivá-los a promover brindes e pequenos discursos em jantares de família e festas de aniversário para dar-lhes experiência em falar em público!
Compartilhar: