Whatsapp
Portal Ciesp > Canal Interativo > Agenda > Um olhar sobre Dom  Quixote

Agenda

Um olhar sobre Dom  Quixote10/2018Exposição gratuita e aberta ao público, no Espaço das Artes do Ciesp-Campinas.

Grupo Primavera
Tema da Exposição: Um olhar sobre Dom  Quixote
Educadora: Ana Maria da silva Bittar Crivari
Coordenação Pedagógica: Sandra Zuliani
Data da Exposição: de 01 a 31 de outubro.
 das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

arquivo sem legenda ou nomeO Projeto
O projeto aconteceu no ano de 2015, quando 25 adolescentes assistidos pelo Grupo Primavera pintaram telas que foram expostas no Teatro Municipal de Paulínia. Naqueles dias, eles também estiveram no palco, interpretando cenas de uma peça inspirada em Dom Quixote de La Mancha, obra-prima de Cervantes.  Os participantes na época aprenderam noções de aquarela nas aulas ministradas pela artista plástica Ana Maria Bittar.  A experiência, desde então, ajudou a transformar a vida dos jovens,  moradores da região do Jardim São Marcos.    

Exposição: Um Olhar Sobre Dom Quixote
Dom Quixote, de Cervantes, lê tantos livros de cavalaria que passa a confundir a realidade com a ficção. Usa a imaginação, competência única e especial do ser humano. Somos sujeitos pensantes e criativos! Carregados de imaginação! A vida é um moinho. É um sonho o caminho.
arquivo sem legenda ou nome
“Dom Quixote mostra o mundo da arte, que é o mundo da cor, da beleza, do sonho e ensina a sonhar”.

arquivo sem legenda ou nome
Através das tintas, rabiscos e conversas, passamos a sonhar juntos e criar um novo caminho! Ousamos acreditar que, por meio dos nossos sentimentos, de cada pincelada, cada novo traço, podemos mudar o olhar de quem vê.
arquivo sem legenda ou nomeEducadora: Ana Maria da Silva Bittar Crivari

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-Campinas (ingresso em 2009). Graduada (Bacharelado e Licenciatura) em Artes Visuais pela PUC-Campinas (2006).  Atua principalmente na formação docente, capacitação e atualização de professores e educadores sociais.  Experiência em docência nas Faculdades de Artes Visuais, Relações Públicas e Turismo.
Ministrou aulas de Escultura entre outras disciplinas no Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas. Mantem produção artísticas com pinturas e ilustrações realizadas para livros no Studio Ana Bittar em Campinas.

Participou como integradora Acadêmica da Área de Artes do Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente (CIAD), e integradora das oficinas de artes da Coordenadoria de Atenção à Comunidade Interna (CACI).

Ministrou disciplina no curso de Pedagogia da Faculdade Network (2011).

Atuou na Educação Profissional do SENAC São Paulo(2011-2013). Trabalhou como professora de Artes no GRUPO PRIMAVERA, atuando nos temas de arte-educação, inclusão social, inclusão de pessoas com deficiência, auto conhecimento e comunicação.

Diversas exposições na Academia Campinense de Letras e outros locais da região, com telas premiadas recentemente. Ampla experiência com crianças, jovens, adultos e pessoas com deficiência, no ensino do desenho, técnicas de pintura, escultura e das diversas áreas das linguagens artísticas; ampliando e auxiliando na construção de um novo olhar, voltado para a educação e formação docente.

Sobre o Grupo Primavera
 
O Grupo Primavera é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos, Campinas, para atendê-las em programas de educação complementar, cultural e profissional. Classificada como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a entidade – fundada em 1981 –, atende hoje cerca de 500 meninas e meninos, além de seus familiares.

O ingresso no Grupo Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade dos atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino.

A OSC acredita que a educação ética é capaz de transformar a realidade das pessoas, por isso, busca oferecer conteúdos pedagógicos inovadores e princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo.
Em seus 35 anos de existência, a instituição já atingiu a marca de 11 mil crianças, adolescentes e jovens por meio de seus programas, com o objetivo de minimizar os riscos sociais aos quais estão expostos, capacitando-os e trabalhando para torna-los membros ativos na sociedade.
 
Compartilhar: