Whatsapp
Portal Ciesp > Canal Interativo > Agenda > Fases e Estilos

Agenda

Fases e Estilos 03/2016Fases e Estilos, com nanquim e óleos sobre tela do artista plástico, Alcides Maiorino Filho, gratuita e aberta ao público, no Espaço das Artes do Ciesp-Campinas, de 1° de março a 29 de abril de 2016, das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

arquivo sem legenda ou nome
PARKINSONIANO MOSTRA SUAS OBRAS

Alcides Maiorino Filho viu surgiu precocemente a  Doença de Parkinson, aos 45 anos. Com isso retomou a sua antiga vocação para as artes

Aos dez anos de idade, Alcides Maiorino Filho, revelou a sua aptidão para as artes, ao tocar piano e violão, somente de “ouvido”. Formado em Economia, atuou durante vários anos como executivo de finanças de uma empresa multinacional. Com o surgimento precoce da Doença de Parkinson, aos 45 anos, Alcides retomou à sua antiga vocação para as artes. Autodidata por excelência, ele descobriu o seu talento para a pintura e escultura.

Com mais de mil obras realizadas, inclusive algumas com colecionadores no exterior, Alcides Maiorino Filho, mostra através da arte, a sua superação e paixão pela vida. Com o tema Fases e Estilos, o artista expõe 14 telas em nanquim e óleo sobre tela, representadas pelos estilos figurativo e expressionista.

Para Omar Abel Rodrigues, presidente da Associação Campinas Parkinson (ACP), esse espaço, para que um artista com Parkinson possa mostrar a sua arte é muito importante, porque representa um estímulo para que outros façam o mesmo. “Para nós, que temos a Doença de Parkinson, a possibilidade de retornarmos com outra exposição do Alcides no Espaço do Ciesp-Campinas,  nos deixa muito felizes, porque nos possibilita mostrar para a comunidade, que mesmo com a doença, somos capazes de realizar", acrescentou Omar.
 
O ARTISTA O pintor e escultor, Alcides Maiorino Filho, nasceu em Campinas em 1947 e desde cedo revelou a sua aptidão para as artes, quando aos dez anos aprendeu a tocar "de ouvido", piano e violão, tendo inclusive atuado profissionalmente nessa área. Na idade adulta, com o surgimento da Doença de Parkinson, Alcides descobriu o seu talento para a pintura. Passou a desenvolver técnicas em nanquim, acrílico, guache, grafite, crayon, pastel, óleo e outras especiais de sua própria autoria. Nas suas telas, com traços e cores, às vezes fortes, em outras sutis e suaves, Alcides expressa os estilos impressionista, expressionista e contemporâneo.
 
Compartilhar: