Whatsapp
Portal Ciesp > Canal Interativo > Agenda > Exposição: Vibrações

Agenda

Exposição: Vibrações07/2015A Exposição fica aberta à visitação durante todo o mês de Julho - de segunda à sexta, das 08h30 às 17h30

PARKINSONIANO MOSTRA ATRAVÉS DA ARTE A SUA SUPERAÇÃO E PAIXÃO PELA VIDA

Exposição Vibrações, com pinturas e esculturas do artista plástico Alcides Maiorino Filho.

arquivo sem legenda ou nomeO surgimento precoce da Doença de Parkinson, aos 45 anos, fez com que Alcides Maiorino Filho retomasse a sua vocação às artes.

Aos dez anos de idade, Alcides Maiorino Filho, revelou a sua aptidão para as artes, ao tocar piano e violão. Formado em Economia, atuou durante vários anos como executivo de finanças de uma empresa multinacional. O surgimento precoce da Doença de Parkinson, aos 45 anos, fez com que Alcides retomasse à sua vocação para as artes. Autodidata por excelência, ele descobriu o seu talento para a pintura e escultura. Com mais de mil obras realizadas, inclusive algumas com colecionadores no exterior, Alcides Maiorino Filho, mostra através da arte, a sua superação e paixão pela vida. Com o tema Vibrações, o artista expõe 14 telas e três esculturas.

O presidente da Associação Campinas Parkinson (ACP), Omar Abel Rodrigues, afirmou que esse espaço, para que um artista com Parkinson possa mostrar a sua arte é muito importante, porque representa um estímulo para que outros façam o mesmo. "Para nós, que temos a Doença de Parkinson, a exposição do Alcides no Espaço do Ciesp-Campinas, é motivo de muita alegria, porque nos  possibilita mostrar para a comunidade, mesmo com a doença, o que somos capazes de realizar", acrescentou Omar.
 
O ARTISTA

O pintor e escultor, Alcides Maiorino Filho, nasceu em Campinas em 1947 e desde cedo revelou a sua aptidão para as artes, quando aos dez anos aprendeu a tocar "de ouvido", piano e violão, tendo inclusive atuado profissionalmente nessa área.

Na idade adulta, com o surgimento da Doença de Parkinson, Alcides descobriu o seu talento para a pintura. Passou a desenvolver técnicas em nanquim, acrílico, guache, grafite, crayon, pastel, óleo e outras especiais de sua própria autoria. Nas suas telas, com traços e cores, às vezes fortes, em outras sutis e suaves, Alcides expressa os estilos impressionista, expressionista e contemporâneo.

As três esculturas que estarão no Espaço das Artes do Ciesp-Campinas - O Pensador, Forma de Mulher e Ilha de Páscoa, são confeccionadas em concreto celular, que é um material semelhante a pedra-pome, industrializado e utilizado pela construção civil.

Nas esculturas O Pensador e Forma de Mulher, o artista fez o acabamento com tinta automotiva e a terceira peça - Ilha de Páscoa, ele deixou o material cru, para que os visitantes possam ter uma ideia da peça e do material utilizado sem acabamento.
Compartilhar: