Whatsapp
Portal Ciesp > Canal Interativo > Agenda > Traçados Sonoros

Agenda

Traçados Sonoros 04/2015A Exposição fica aberta à visitação durante todo o mês de Abril - de segunda à sexta, das 08h30 às 17h30.


Artista: Renato Stegun,  
fundador e diretor do STEGUN/STUDIO, é artista visual, caricaturista e Publicitário, nasceu em Campinas-SP (Brasil) em 13/07/76, é formado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade Paulista desde 98. Estudou desenho e pintura no Estúdio Paulo Branco e desde 2000 trabalha com ilustrações (editoriais e publicitárias) e humor gráfico (caricatura, charge e cartum), com produção de trabalhos tanto em técnicas convencionais (aquarela, acrílica, lápis de cor etc) como digitais (vetoriais e bitmaps). Participou de programas na TV sobre o tema "Desenho de Humor", mais de 90 exposições no Brasil e exterior (Irã, Romênia, Coreia do Sul, França e Espanha) incluindo trabalhos selecionados e premiados em salões de humor.

arquivo sem legenda ou nome
Atuando na área de ilustração (editorial e publicitária), caricatura sob encomenda via foto ou eventos ao vivo, criação de personagens e identidade visual, atende clientes como 3M, GE, Honda, Colgate, Sadia, Gerdau, Mercedes Benz entre outros.

Conheça também a produção de pinturas do artista visual Renato Stegun: http://renatostegun.wix.com/pintura

"Traçados Sonoros" de Renato Stegun

arquivo sem legenda ou nome

As interfaces entre a pintura e a música são ricas em metáforas e em relações no plano formal e criativo. Compositores observam pintores e pintores inspiram-se em compositores.

Música e pintura respeitam-se e inspiram-se mutuamente. Sempre uma vitória da arte. Ao produzir suas obras, Renato deixa-se embalar por essa sinergia da relação entre música e pintura. Suas criações são inspiradas por um universo sonoro eclético, que contempla da música clássica ao jazz, passando pelo rock dos anos 70s.

Traçados Sonoros não pretende homenagear a música, mas retratar a dependência que o artista tem da música quando precisa criar. Renato confessa ter um processo catártico de criação, que pode começar fortemente organizada ou desembocar no improviso, desconstruindo todo plano anterior.

Aí revela-se uma aproximação entre aspectos distintos, particulares da música e da pintura: de um lado, a dimensão atemporal específica da pintura e, de outro, a articulação no tempo da música. Ao tocarem em conjunto, músicos constróem sua obra compartilhando espaços sonoros, com tempos próprios para o improviso e a repetição. Já pintar é processo solitário, definitivo, mas para o qual Renato encontra espaço para o improviso: um consistente estudo prévio de cores pode dar base para o improviso quando da execução da obra.
 
Nesta exposição, Renato traz em suas telas músicos individualizados, cada qual na expertise de seu instrumento, mas integrados em monobloco, produzindo a tríade som/ritmo/tempo e resultando na música harmoniosa, estampada nas imagens que compõem a mostra. E é ao final desse momento criativo que Renato “ouve” a música que retorna de suas obras. Além das obras em acrílica sobre tela, a série Traçados Sonoros apresenta também gravuras, uma coleção de objetos e arte digital.

TRABALHOS PUBLICADOS
 
Jornais
 
- OPasquim21 (RJ)
- Correio Popular (SP)
Revistas
- Guia Bem-Vindo Campinas
- Revista Picles #1
 
Livros
 

- Fome de Ver Estrelas - Vários autores - Ed. Virgo (2003)
- Isto é um Absurdo! - Vários autores - Ed. Virgo (2004)

Museus
 
- MAG-SP, Museu de Artes Gráficas de SP - 2 originais no acervo. (São Paulo, Brasil)
- Caragiale Museum - 1 caricatura no acervo do museu - (Ploiest, Romênia)
 
Compartilhar: