Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Roadshow Inovação na Prática em Campinas

Noticías

Roadshow Inovação na Prática em Campinas 04/09/2017Carla Marins, Comunicação Ciesp-Campinas

A FIESP e o CIESP-Campinas, em parceria com a EMBRAPII e o SEBRAE , promovem no período de 30 de agosto a 22 de setembro, o Road Show “Inovação na Prática”, em 11  unidades Embrapii em São Paulo, Campinas, Salvador, Florianópolis e Joinville.


Na última 5ª feira, 31 de agosto, um grupo formado por especialistas em P&D e inovação se reuniu para visita aos principais centros tecnológicos de Campinas com o intuito de conhecer as oportunidades de estruturação de projetos de inovação com subsídio financeiro da Embrapii e do Sebrae, com a possibilidade de esclarecerem dúvidas acerca dos produtos e serviços oferecidos.
O grande diferencial de Campinas é a expressiva quantidade de instituições de de Ciência e Tecnologia, empresas de base tecnológica, órgãos governamentais e do terceiro setor que atuam, dentro de suas atribuições, no âmbito da CT&I. Além disso, a produção científica dessas instituições de pesquisa, com destaque para a Unicamp, respondem por mais de 15% da produção nacional. Em síntese, a quantidade, a variedade a qualidade dos ativos de CT&I concentradas na região de Campinas praticamente não encontram paralelo em nenhuma outra região do país, exceto na cidade de São Paulo, capital do Estado.

Os líderes das principais entidades e instituições dos setores público e privado têm a expectativa de que a cidade alcançará o topo da lista de melhor mercado para investimentos no setor de tecnologia nos próximos 10 anos.

A visita  teve início nos laboratórios do CNPEM, passando pelo atual LNLS – Laboratório Nacional de Luz Síncotron, responsável pela operação da única fonte de luz sincrotron da América Latina, em operação desde 97. Na ocasião, os visitantes puderam ver de perto a obra do novo acelerador de elétrons brasileiro, que já está com quase 50% concluída. De acordo com informações do CNPEM, o Sirius permitirá a realização de experimentos hoje impossíveis no país. A nova fonte de luz sincrotron em construção será inaugurada em 2018 e receberá pesquisadores a partir de 2019.

Após, o grupo ainda teve acesso ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações – CPqD, que completou 41 anos neste dia, além de visita às instalações do grande laboratório de convergência tecnológica, aplicado à pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores, do Instituto Eldorado.

O associado do CIESP-Campinas e integrante do NJE-Campinas (Núcleo de Jovens Empreendedores), Ricardo Fialho Tafas Junior, que é especialista em gestão de P&D e Inovação da empresa Repo, afirmou que a participação no Roadshow foi bastante produtiva para as atividades desenvolvidas por sua empresa, “Descobrimos que algumas de nossas ideias mais avançadas que dependiam de tecnologia de ponta podem, de fato sair do papel. Já retiramos algumas ideias da gaveta e estamos estudando como utilizar recursos da EMBRAPII como incentivo”, relatou.

Para o empresário Ademar Carlosdo Nascimento Jr, estamos atravessando um momento de transformações disruptivas , onde  os produtos podem ficar obsoletos se não houver incremento de tecnologia sobre eles, "estarmos atentos ao comportamento do  mercado consumido   como também a progressão rápida da concorrência para se atualizar e conquistar os espaços neste mundo de competitividade , exigências técnicas e conveniências. Assim, arrisca-se dizer que não estamos em uma era de mudanças, mas sim em uma mudança de era (Zuffo, 2016). A inovação deve se utilizar de qualquer componente que afete o desempenho da empresa, de forma a melhorar sua eficiência e qualidade de seus serviços, processos e produtos, ou seja, deve de alguma forma agregar valor ao negócio de forma sustentável. É com essa motivação que viemos acompanhar o programa Roadshow  'Inovação na Prática'", , afirmou o engenheiro e diretor da Intherconnet Cabos e Componentes Ltda.

*Acompanhe na próxima edição da Revista HOJE, matéria especial sobre os modelos de fomentos de projetos oferecidos pela Embrapii (https://embrapii.org.br).

A programação do Roadshow continua até 22 de setembro, tendo como próximos destinos Salvador, Florianópolis e Joinville. Acompanhe todos os detalhes e participe! Clique aqui para programação e inscrição.
 
Imagens por: Ciesp-Campinas
Compartilhar: