Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > SESI Amoreiras moderniza sistema de iluminação da unidade através de Programa da CPFL Paulista

Noticías

SESI Amoreiras moderniza sistema de iluminação da unidade através de Programa da CPFL Paulista01/02/2017O CIESP-Campinas esteve presente na cerimônia de conclusão do Programa de Eficiência Energética, em 31 de janeiro

O diretor do SESI Amoreiras, Paulo Casati, revelou que a modernização do sistema de iluminação da unidade agregou muito valor nos quesitos de economia, tecnologia e mudança de cultura. “A implantação do Programa de Eficiência Energética no SESI Campinas, consistiu na substituição de todas as lâmpadas por leds, que além dos aspectos: econômico - redução no consumo de energia da ordem de 50% -, e tecnológico - com a implantação de um sistema de iluminação compatível com o mercado -, também valoriza o importante aspecto pedagógico, com alunos e professores podendo vivenciar na prática a aplicação de uma evolução tecnológica, com seus desdobramentos e impactos, principalmente, para o meio ambiente.”

arquivo sem legenda ou nomeO diretor titular do CIESP-Campinas, José Nunes Filhos, fez questão de estar presente para valorizar a ação e mais essa parceria com a CPFL Paulista. “O Programa de Eficiência Energética é de extrema importância para a sustentabilidade das empresas. Incentivamos e damos exemplos de soluções direcionadas ao uso adequado da energia elétrica, o que nos possibilita redução de custos de tarifa, além do aumento da eficiência energética”, destacou Nunes.                                            

A energia elétrica é um dos principais insumos das indústrias, sejam de pequeno, médio ou grande porte. Segundo dados do anuário estatístico, a indústria responde por quase 40% desse consumo. "Atento a essa demanda, o CIESP-Campinas aderiu em 2013 ao PEE, ocasião em que foram substituídas em sua sede 160 luminárias por equipamentos com iluminação led, o que permitiu à Regional uma economia de energia em torno de 20%", lembrou o diretor titular.

A CPFL Paulista investiu R$ 318 mil na modernização do sistema de iluminação da unidade SESI Amoreiras, por meio do PEE, conduzido pela Diretoria Comercial. A concessionária substituiu 2.834 lâmpadas fluorescentes por modelos led.  Estima-se que, com o novo sistema de iluminação, o prédio dessa unidade do SESI tenha uma economia de energia de 125,59 MWh/ano, o suficiente para abastecer 52 famílias, com um consumo mensal de 200 kWh por um ano, e colabore com 34,13 kW de demanda retirada no horário de ponta, o que traz mais estabilidade ao sistema e reduz a geração térmica, fonte mais cara e poluente. 

“Este tipo de obra no sistema de iluminação possibilita ao cliente a redução nos gastos com a conta de energia, bem como na reposição de lâmpadas queimadas, pois o modelo led possui uma vida útil cinco vezes maior que a tecnologia atual”, aponta o gerente de Eficiência Energética, Luiz Carlos Lopes Júnior.

De acordo com dados da CPFL Paulista, não é só na fatura de energia elétrica que é possível perceber os ganhos. O projeto também contribui para a sustentabilidade e o meio ambiente, ao evitar a emissão de 156 toneladas de CO2. Isso representa o plantio de 941 novas árvores.

“A iluminação convencional contribui para aumentar a temperatura de um ambiente. Além de mais econômicos, os modelos led são mais indicados por que não esquentam o ambiente”, acrescenta Lopes Júnior.
 
arquivo sem legenda ou nomeNa cerimônia, que marcou a conclusão do projeto no SESI Amoreiras, estiveram presentes demais diretores, professores e funcionários das unidades do SESI em Campinas.
 
Compartilhar: