Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Reunião do Departamento de Comércio Exterior

Noticías

Reunião do Departamento de Comércio Exterior 20/09/2016
arquivo sem legenda ou nomeNo dia 14 de setembro, o departamento de Comércio Exterior do CIESP-Campinas realizou reunião com membros do seu grupo, momento de diálogo e aproximação, no qual foram debatidos e apresentados pontos de relevância do setor.

A diretora adjunta, Carmen Pavin, descreveu como a atualização do Sistema WMS pode implementar o projeto de melhorias da ABV – Aeroportos Brasil Viracopos.
 
Pavin também citou os impactos no TC4 (Carga em pátio vencido); além dos pontos importantes da apresentação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC: Seminário sobre SISCOSERV, ocorrido no dia 30 de agosto na FIESP.
 
Marcos Eugênio, diretor adjunto, apresentou a nomeação do novo chefe PAF  - Posto e Atendimento Fiscal  da Anvisa de Viracopos (Sra. Cristina Quemelo Adami Fais - Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária ANVISA); e expôs as Demandas por PAF’s.
 
Já o diretor do departamento, Anselmo Riso, comentou sobre  atualização NCM, TEC e Tipi – 2017,  informou que foi feita uma solicitação pela FIESP/CIESP de uma reunião com Receita Federal, a fim de oficializar o pleito para que as alterações sejam divulgadas com 30 dias de antecedência da entrada em vigor. Riso salientou que o resultado do pleito será informado tão logo possível.
 
Sobre a crise INMETRO, o diretor informou que aos poucos as análises e liberações estão retomando o fluxo normal,  que o prazo médio está em torno de 15 dias; alertou que os pleitos registrados para liberação com prazos inferiores a está média, dificilmente serão priorizados, e que  em casos críticos cujas datas de protocolo sejam  superiores há 15 dias, o associado deve entrar em contato com o CIESP-Campinas.
 
Foi abordado  ainda a Greve da Receita Federal do Brasil: liminar de Santos, e da possibilidade de uma possível paralisação total da RFB.
 
Os associados foram lembrados sobre as recentes pesquisas sobre a cobrança pelo serviço de escaneamento de contêineres; e a Pesquisa COMEX – 2016.
 
Para mais informações: dcomex@ciespcampinas.org.br
 
Compartilhar: