Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > CIESP-Campinas recebe workshop Gestão de Resíduos Sólidos

Noticías

CIESP-Campinas recebe workshop Gestão de Resíduos Sólidos06/09/2016O evento com organização do Grupo Avanth, teve o apoio do CIESP-Campinas, ANAMMA, Cetesb, Prefeitura Municipal de Campinas e Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região.

No encontro, ocorrido em 31 de agosto, o diretor de Meio Ambiente do CIESP-Campinas, Stefan Rohr, comentou a política nacional de resíduos, momento em que observou a dificuldade de cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “A coleta do lixo reciclável é, atualmente, em média seis vezes mais cara do que o incentivo social para o encaminhamento da coleta seletiva aos ecopontos”.

De acordo com o diretor do CIESP-Campinas, desde o início da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010, apenas 16% dos munícipios conseguiram concluir as diretrizes da PNRS.

“O ciclo da logística reversa se torna muito difícil de cumprir, por falta de engajamento cultural, o qual se dá através da educação, porém, para isso é imprescindível a união dos órgãos ambientais e municipais, setor privado e da sociedade como um todo.”

No ano de 2010, o Ministério do Meio Ambiente instituiu a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/10, a qual prevê a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, cidadãos e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo. A partir de 2014 entraram em vigor as obrigações previstas na PNRS.

O ciclo de palestras foi composto com as apresentações do diretor de Meio Ambiente do CIESP-Campinas, Stefan Rohr; Safiri Sanfelisse, gestora ambiental do Grupo Avanth; Rogério Menezes, presidente da ANAMMA; Ernesto Paulella, secretário de serviços públicos da Prefeitura de Campinas; e Zoraide de Souza Senden Carnicel, engenheira da Cetesb – Campinas. Entre as autoridades que prestigiaram o workshop, esteve presente a diretora executiva da Agemcamp – Agência Metropolitana de Campinas, Ester Viana.

A PNRS contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao país no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Na palavra de todos os especialistas que lideraram o debate foi retórica uníssona a necessidade de dialética junto aos industriais, em quesitos como da obrigatoriedade e dos reais custos de um programa de gerenciamento de resíduos sólidos, momento em que foram demonstradas as possibilidades de transformar um passivo ambiental em redução de custos para as organizações.
Álbum de Fotos:
CIESP-Campinas recebe workshop Gestão de Resíduos Sólidos


Workshop Gestão de Resíduos Sólidos Workshop Gestão de Resíduos Sólidos Workshop Gestão de Resíduos Sólidos Workshop Gestão de Resíduos Sólidos Workshop Gestão de Resíduos Sólidos Workshop Gestão de Resíduos Sólidos Workshop Gestão de Resíduos Sólidos Workshop Gestão de Resíduos Sólidos Workshop Gestão de Resíduos Sólidos Workshop Gestão de Resíduos Sólidos
Compartilhar: