Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas - Fenágua 2016

Noticías

XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas - Fenágua 201609/09/2016Venha Conhecer o Fundo do Poço – De Onde Vem a Água que Você Bebe

É o que crianças e adultos da região de Campinas querem saber. Uma exposição gratuita, aberta ao público, com várias atividades artísticas de conscientização ambiental vão instigar as pessoas a buscarem as respostas. As atrações fazem parte da programação do XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece de 20 a 23 de setembro no Expo  D. Pedro.
arquivo sem legenda ou nomeA população da região de Campinas saberá a resposta para essas e outras questões importantes sobre a origem da água numa exposição interativa, lúdica e totalmente gratuita que acontecerá entre os dias  20 e  23 de setembro, no Expo D. Pedro.

arquivo sem legenda ou nomeA exposição será realizada em paralelo ao XIX CABAS – Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, com os mais renomados cientistas e profissionais ligados aos recursos hídricos do país, além de órgãos dos governosmunicipal, estadual e federal, profissionais, técnicos, geólogos e  engenheiros. O centro das discussões é como aumentar a oferta de água no Brasil, propor políticas públicas e outras ações sobre as águas subterrâneas.

Além da exposição, várias atividades abertas ao público vão mobilizar a cidade. Entre elas, as que fazem parte do trabalho “Proteção das águas, opção pela vida”, promovido pelo do MUMA– Museu de Mineralogia Aitiara, da cidade de Botucatu, parte do Programa Guarani que divulga a importância das águas subterrâneas do Aquífero Guarani  para o Brasil e para o planeta.

Fórum mundial da água, Teatro e atrações culturais 

Essa atividade envolve apresentação de teatro onde é “contado e cantado” com muito humor toda a formação geológica do Aquífero  Guarani. Ao mesmo tempo, uma exposição científica itinerante acontece num trailer, onde os visitantes podem ver minerais estruturados dentro de rochas ( basalto), pegadas de animais que viveram no deserto onde  hoje é o aquífero,  pegadas de  répteis, mamíferos, e outras curiosidades. Para completar, duas oficinas: umade pintura em terra e de poesia sobre água subterrânea.

“A importância dessas atividades culturais focadas no grande público acontecerem simultaneamente ao congresso é extrapolar o âmbito acadêmico e mercadológico, para ir além, conscientizando e mobilizando toda a sociedade em torno dasurgências dos temas que envolvem recursos hídricos subterrâneos no país”,ressalta Cláudio Oliveira, presidente da ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, realizadora  do evento.
 
O estande  do 8º Fórum Mundial da Água será mais uma atração importante para o público de Campinas e região.  O maior evento global sobre água, que acontecerá em Brasília em março de 2018 terá um estande criado especialmente para que a população conheça um pouco mais sobre a importância do evento e tudo o que deve acontecer para mobilizar o mundo sobre o maior bem do planeta.   
 
A organização do XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas espera um público de mais de 3 mil pessoas participando das atividades culturais  e  do  próprio congresso. A Fenágua 2016, uma exposição de equipamentos e serviços de extração e perfuração de poços também acontecerá no local, onde estarão presentes as principais empresas fabricantes de equipamentos, ferramental e insumos empregados em perfuração de poços, além de consultores e consumidores de serviços do setor.
 
Programação
 
O tema central do congresso é “Águas subterrâneas nosso melhor recurso”, e trará assuntos relevantes como Planejamento e gestão das águas;Reservas, recursos e potencialidade das águas subterrâneas; Contaminação das águas subterrâneas; Redução de perdas; Dessalinização; Reuso de água:Aproveitamento de água de rebaixamento de lençol freático/aquíferos, campos de produção de água, províncias hidrogeológicas; Águas subterrâneas em zonas costeiras;Hidrogeologia em terrenos cristalinos;Participação da sociedade e do usuário industrial e comercial na redução do consumo;Remediação de solos e águas subterrâneas,locação, projeto e construção de poços; Monitoramento das águas subterrâneas.
 
Clique aqui e veja a programação completa.
 
Sobre águas subterrâneas
 
A disponibilidade hídrica no Brasil, é segundo a ABAS, de 350 mil m³ por pessoa. Em Israel, por exemplo, é de 30 mil m³ e não existe preocupação com falta de água, pois a gestão é eficiente. O sistema hídrico israelense depende integralmente de poços artesianos.
 
No Brasil, apesar da grande quantidade de água - 60% dos municípios são abastecidos exclusivamente por águas subterrâneas e outros 40% por sistemas mistos - , existe o risco de escassez pela falta de infraestrutura e de gestão adequada de recursos.Há também a questão geográfica – a grande concentração de água não está necessariamente onde existe mais necessidade dela.
 
De acordo com estudos hidrológicos recentes, as águas subterrâneas possuem volume cem vezes maior do que as águas doces superficiais (presentes nos rios, lagos, córregos e etc.). Em algumas localidades, as águas subterrâneas afloram das rochas com temperaturas elevadas.
 
As águas subterrâneas podem, assim como as superficiais, enfrentar problemas relacionados à poluição decorrente, principalmente, da contaminação do solo por produtos químicos de origem agrícola (pesticidas), industrial (chumbo e outros metais pesados) e residencial (esgoto doméstico).

Os mais importantes aquíferos brasileiros são: Barreiras (costa nordeste e norte do Brasil); Solimões e Alter do Chão (Amazônia); Cabeças, Serra Grande e Poti-Piauí (estados do Piauí e Maranhão); Açu (no Rio Grande do Norte) e São Sebastião (na Bahia).

O Aquífero Guarani é o maior do mundo, o qual localiza-se na região sul da América do Sul - Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. No Brasil está distribuído por São Paulo, Goiás, Matogrosso e Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
www.abas.org
 
Mais informações na Timepress:
Cristina Bighetti – cristina@timepress.com.br
Monique Limberger – monique@timepress.com.br
Santelmo Camilo – santelmo@timepress.com.br
Tel: (11) 5585-9787
www.timepress.com.br
Compartilhar: