Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Campinas vai produzir indicadores exclusivos

Noticías

Campinas vai produzir indicadores exclusivos22/01/2016Pesquisa. Cidade monta núcleo para medir índices como o PIB local, taxas de emprego e dados municipais de atividade econômica.

Campinas será a primeira cidade da região a produzir e tabular indicadores socioeconômicos exclusivos do município. Um grupo de técnicos – que será formado por servidores de várias secretarias – vai medir, entre outros itens, índices municipais como o PIB (Produto Interno Bruto), taxas de emprego, arrecadação de impostos separados por setor, ou a indicação de setores da economia que mais empregam e aqueles que fecharam mais postos de trabalho.

“Informação confiável é fundamental para a implementação de políticas de investimento”, disse ontem a diretora de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, Mariana Savedra. “Quem não mede, não gere”, acrescenta. O núcleo vai levantar dados específicos de setores da economia, muitas vezes não abrangidos por levantamentos oficiais, como os realizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e Fundação Seade, como, por exemplo, o número de hotéis da cidade e as faixas de preço; taxas de ocupação, eventos que recebem, etc. Assim, como no setor hoteleiro, haverá dados específicos da indústria, como comércio, do setor de serviços, além de informações ambientais. “Investidores sempre nos pedem esse tipo de informação, mas só agora vamos conseguir disponibilizar”, diz a diretora.

Savedra diz que o núcleo vai levantar os dados e cruzar informações. “O grupo terá a função analítica. Queremos dar inteligência à informação”, disse ela.

Mariana Savedra diz que o mesmo levantamento está sendo feitos na zona rural, onde já estão sendo coletados dados de produção e informações ambientais junto a 500 produtores rurais cadastrados.

Fonte: Metro Jornal (19.01.2016)
 
Compartilhar: