Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > A Selic deve cair!

Noticías

A Selic deve cair!05/04/2019Encaminhamos o trabalho “A Selic deve cair! ”. O atual ciclo de recuperação da economia, iniciado em 2017, está sendo um dos mais lentos da história, e no início de 2019 a atividade econômica continua a decepcionar. Considerando a fraqueza da atividade e o elevado nível de desemprego, em meio a um ambiente benigno para a inflação corrente e esperada, há indícios de que o atual patamar da taxa Selic está acima do necessário para impulsionar a economia.

A seguir, os principais pontos discutidos no estudo, que indicam haver espaço para reduzir a Selic:
  • Há fortes indícios de que o atual nível de taxa de juros Selic não está sendo suficiente para estimular a fraca atividade econômica.
    Uma redução da taxa Selic para pelo menos 5,5% é um movimento apropriado frente ao contexto de inflação corrente e esperada favorável e um elevado nível de ociosidade da economia.
    O benefício de reduzir a taxa de juros para estimular a economia e contribuir para uma queda mais forte da taxa de desemprego é superior aos riscos de uma eventual pressão inflacionária.
Pelo menos globalmente, essa tem sido a prática adotada pelos bancos centrais, dando maior peso aos riscos de baixo crescimento.

para visualizar o trabalho do Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia (DECOMTEC).

para visualizar a reportagem do Valor Econômico de 01/04/2019 sobre o trabalho "A Selic deve cair".


Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)
Centro das indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Compartilhar: