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Fórum de Internacionalização de Empresas – 4° Edição – Aprendendo e debatendo com quem entende!27/02/2019Acessando mercados internacionais com os parceiros certos

No dia 27 de fevereiro, no auditório da CIESP Campinas foi realizado a 4° Edição do Fórum de Internacionalização de Empresas, evento que é realizado mensalmente na cidade, com objetivo de se conectar, fortalecer e consolidar o ecossistema de Internacionalização no Brasil, através de networking, conteúdo qualificado, palestras, painéis de mentoria e atividades para se promover a interação entre os participantes.

Estiveram presentes de mais de 90 empresários (as), executivos (as), representantes de entidades empresariais autoridades governamentais, além dos jovens alunos do curso de Relações Internacionais e Comércio Exterior da UNIP, onde puderam participar da abertura com Leonardo Tiroli, idealizador do Fórum de Internacionalização de Empresas, falando sobre as estratégias de formação e consolidação desse evento que se fortalece a cada dia mais como um movimento em prol do fortalecimento do ecossistema de internacionalização no Brasil, onde foi dada ênfase pelo mesmo nesse assunto, como transcrevemos “O Fórum de Internacionalização de Empresas é mais que um ciclo de eventos mensais, é um movimento que busca unir e conectar em um mesmo espaço diversos players do cenário internacional e fortalecer essa cultura no Brasil, desde as micro e pequenas empresas até as médias e grandes corporações, todos interagindo, trocando informações e buscando identificar pontos de convergência”.

Tivemos também a presença de Rom Justa, direto de Boston – USA, brasileiro que foi mentor da Endeavor, é premiado e reconhecido pelo MIT e ONU e que é representante no Brasil da Boston Inovation Gateway, consultoria global na área de Internacionalização de empresas inovadoras e de tecnologia. O tema abordado por Rom Justa foi de extrema importância, principalmente para o momento que o Brasil está vivendo no comércio internacional, com abertura de barreiras comerciais e ideológicas, fazendo com que tenhamos um momento único em nossa história para o comércio exterior e as relações diplomáticas, e que trás consigo além destas oportunidades, grandes desafios, como a falta de cultura de Internacionalização, língua, pouco investimento em cooperação internacional por parte das universidades e pouco diferencial competitivo em relação aos maiores players globais, mostrando a importância de um evento como este nomes de peso, principalmente com visão internacional. Sobre este assunto Rom Justa falou em nossa entrevista que “Definimos nosso tema da apresentação como sendo a Desmistificação da Internacionalização de Empresas, para mostrar aos líderes empresariais e governamentais do Brasil que esse é um caminho que não possui tantos mistérios como se pensa, uma vez que existem diversos protocolos e consultorias especializadas em dar suporte nestes processos, como a Boston Inovation Gateway o faz ao redor do mundo, podendo as empresas e profissionais brasileiros se
globalizarem e internacionalizarem, se for investido tempo e dinheiro na contratação de times qualificados”.

Logo após a apresentação internacional nós fomos brindados com a apresentação sobre o mercado chinês e como acessar esse gigante global, tudo isso de forma dinâmica e interativa, com a condução precisa de Daniel Dias, diretor da Somo International e ex-executivo da gigante do setor de telecomunicações chinesa Huawei, que apresentou o papel importante que o conhecimento da cultura chinesa desempenha ao se fazer negócios com chineses, bem como abordou as formas preferenciais dos chineses de se comunicarem nesse contexto, sendo as feiras e eventos a principal delas. Também explanou sobre a importância de cultivar um bom relacionamento (em chinês “guanxi”) e como desenvolver o relacionamento visando maior integração e interação em atividades fora do contexto comercial. Sobre esse assunto Daniel Dias afirma que “O povo chinês valoriza muito o relacionamento e a amizade entre parceiros de negócios, aprofundando os laços de amizade que geram confiança e estabilidade em relações comerciais. Respeitar e valorizar a cultura de nosso interlocutor ou prospecto faz toda a diferença nos negócios, especialmente no mercado chinês.”

Tivemos após as apresentações, uma dinâmica promovida por Leonardo Tiroli, incentivando as pessoas presentes que levantassem e se apresentassem para os colegas ao lado e trocassem cartões, para que pudessem se conectar e trocar seus contatos, assim como uma dinâmica utilizando o sistema de geolocalização do Linkedin, principal plataforma global de relacionamento entre empresários ne profissionais, onde todos puderam adicionar as pessoas que estavam próximas na plataforma.

Na segunda parte do evento foi realizada uma sessão de mentoria com os palestrantes, assim como com os parceiros, tendo além dos dois temas já citados, grupos falando sobre Marcas & Patentes e propriedade intelectual, coordenado pela Dra. Fernanda Emerenciano, sócia do escritório ICAMP Marcas & Patentes e responsável pela área Internacional do escritório; Evandro Luis e Fabio Freitas, da Ship Log, Logística Internacional e da Confia Trading, sobre legislação e desembaraço aduaneiro e importação e exportação de produtos, Elaine Assis, sócia da EAG, falando sobre competências comportamentais e emocionais para se ter sucesso no comércio internacional e na gestão de equipes e mudanças. O Sr. Alfeu Cabral, 2° Vice Diretor da CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Regional Campinas, fez a abertura do evento e como anfitrião e entidade parceira e apoiadora do ciclo de eventos, deu ênfase “A Casa da Indústria, CIESP, fica honrada em poder receber esse importante evento em sua sede, além de o apoiar, pois as indústrias têm papel fundamental nesse processo de internacionalização e pode se beneficiar e muito dessa abertura internacional, pois com novas tecnologias, inovações e cooperação com centros mais evoluídos, podemos fazer nossa indústria crescer em competitividade no mercado interno e externo”.

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